• Carregando...
Senador Delcídio Amaral era o líder do governo na Casa: substituição. | Geraldo Magel
a/Agência Senado
Senador Delcídio Amaral era o líder do governo na Casa: substituição.| Foto: Geraldo Magel a/Agência Senado

Relator dos processos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zvascki informou nesta quarta-feira (25) que um dos motivos da prisão do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), foi a oferta de uma “mesada” de pelo menos R$ 50 mil para que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró não fechasse acordo de delação premiada na investigação que apura um escândalo de corrupção na Petrobras.

O relato do ministro foi feito no início da sessão da Segunda Turma do STF, que se reúne de forma extraordinária para discutir a prisão do senador. A acusação foi apresentada a Teori pela Procuradoria Geral da República.

A Procuradoria apontou ainda que Delcídio indicou que teria condições de influir sobre ministros do Supremo para garantir a liberdade de Cerveró e chegou a tratar de uma eventual rota de fuga do ex-diretor caso a Justiça concedesse um habeas corpus a ele.

Senador do PT é preso por atrapalhar investigações da Lava Jato

Leia a matéria completa

PF prende o banqueiro André Esteves em desdobramento da Lava Jato

Leia a matéria completa

Delcídio teria indicado que a saída ideal de Cerveró seria pelo Paraguai, recomendando que ele fosse para a Espanha.

Em relação ao banqueiro André Esteves, que também foi preso nesta quarta, os investigadores sustentam que ele teria oferecido apoio financeiro à família de Cerveró para que também não fosse citado na delação. Além disso, teria sido prometido ao advogado Edson Ribeiro, que cuidava da defesa de Cerveró, pagamento de R$ 4 milhões em honorários para que o ex-diretor não firmasse delação.

Um mandado de prisão contra Ribeiro também foi emitido, mas ele não foi detido porque está nos Estados Unidos. Segundo fontes da PF, o ministro Teori pedirá que seu nome seja incluído na lista da Interpol.

As tratativas do senador e do banqueiro foram gravadas por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras. A última reunião do grupo para discutir o acordo teria ocorrido na quinta-feira (19). Segundo os investigadores, mesmo após a deflagração da Operação Lava Jato, ainda neste mês cargos na Petrobras estavam sendo negociados de forma indevida.

Procuradoria

A PF informou que a gravação foi obtida inicialmente pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e passou “ao conhecimento” da PF. Todos os mandados de prisão e de busca e apreensão foram elaborados e submetidos ao STF pela PGR. Em relação à influência de Delcídio no STF, ele teria indicado interlocução com os ministros Dias Toffoli e Teori Zavascki, discutido estratégia para se aproximar de Gilmar Mendes e tentado marcar encontros com Edson Fachin.

Outro lado

Em nota, o BTG Pactual afirma que está à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários e que vai colaborar com as investigações. A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa do senador nem com o advogado Ribeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]