• Carregando...

Curitiba e Brasília - O comando do DEM aprovou ontem uma resolução que proíbe a coligação do partido com o PT em qualquer estado do país nas eleições de outubro. Principais opositores do governo federal, os democratas argumentam que não podem unir-se ao PT por interesses estaduais uma vez que os partidos têm "ideologias opostas" em sua essência. Em nível nacional, DEM, PSDB e PPS vão firmar coligação em torno da candidatura do governador José Serra (PSDB) ao Palácio do Planalto.

A determinação enfraquece ainda mais a possibilidade de uma aliança entre DEM e PDT para apoiar o senador Osmar Dias ao governo do estado. Isso porque o acordo com o PDT poderia colocar PT e o DEM no mesmo palanque, uma vez que petistas também negociam com Osmar uma aliança estadual. O apoio ao candidtao do PDT é defendida pelo deputado Abelardo Lupion – presidente do partido no Paraná –, mas não tem o apoio de todos os integrantes da legenda.

Segundo o líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC), o comando dos democratas terá poderes para intervir nos estados que não seguirem a determinação – com a possibilidade de proibir eventuais uniões de petistas e democratas nas eleições regionais. "Em casos de desobediência, a Executiva tem o direito de intervir nas eleições estaduais", disse o líder.

A resolução aprovada ontem pela Executiva Nacional do DEM entra em vigor de imediato, mas passará a valer de fato no mo­­mento do registro das coligações perante a Justiça Eleitoral. Pela tradição brasileira, apesar do combate entre governo e oposição no governo federal, muitas legendas oposicionistas se unem nos estados e municípios com partidos governistas para conseguir eleger seus candidatos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]