• Carregando...
Natural do RS, Baier só pode ser indicado ao título de Cidadão Honorário, e não ao de Cidadão Benemérito recebido por Alex | Walter Alves/Arquivo Gazeta do Povo
Natural do RS, Baier só pode ser indicado ao título de Cidadão Honorário, e não ao de Cidadão Benemérito recebido por Alex| Foto: Walter Alves/Arquivo Gazeta do Povo

O meia Paulo Baier, jogador do Atlético Paranaense, pode receber o título de Cidadão Honorário do Paraná. Um projeto de lei do deputado Rasca Rodrigues (PV) está em fase de análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A proposta pode até ser um presente de aniversário: Baier fez 39 anos ontem.

A honraria ao atleticano vem logo depois de o meia Alex, do Coritiba, receber o título de Cidadão Benemérito do Paraná, em sessão do último dia 7. Rasca nem evita dizer que sua proposta tenta "balancear" as homenagens aos dois times, classicamente rivais. "É uma forma de deixar o jogo empatado. O Baier tem a mesma dimensão para o Atlético do que o Alex para o Coritiba", diz o deputado, que é atleticano. "É uma retribuição pelas alegrias que ele já deu a nossa torcida."

Rasca explica que Alex recebeu título de Cidadão Benemérito por ter nascido em Curitiba, enquanto Baier só pode ser Cidadão Honorário porque nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Ijuí.

A concessão do título a Alex foi ideia do presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), que justificou dizendo que Alex é um "patrimônio paranaense, exemplo de pessoa e de esportista, que extrapola qualquer preferência por time e clube".

Como funciona

A concessão de títulos de cidadania benemérita é regulada por lei de 2001, segundo a qual cada partido pode apresentar até oito projetos de lei para conceder títulos durante os quatro anos de legislatura. Partidos com até quatro deputados têm direito a quatro indicações.

Os títulos são concedidos a paranaenses que se destacam por sua biografia e dependem da indicação dos deputados. Além da homenagem, não há outros benefícios a quem recebe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]