• Carregando...

O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) pretende protocolar até o final de maio uma proposta de emenda constitucional (PEC) que abre caminho para um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo texto, seria feito ainda este ano um plebiscito para verificar se a população estaria ou não de acordo com um terceiro mandato para Lula.

À Agência Brasil, Jackson Barreto disse que não tem qualquer constrangimento de apresentar a proposta, mesmo sem respaldo do PMDB uma vez que possui indicações de cargos para qualquer esfera da Administração Pública Federal. Na Câmara já existem algumas PECs que tratam do terceiro mandato, uma delas do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP).

A PEC do deputado peemedebista recebeu críticas de todos os lados. O ministro-chefe de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse Agência Brasil queé contrário discussão desse assunto. Pessoalmente, não acho bom. O próprio Congresso não é a favor disso. É melhor manter a Constituição como está, afirmou.

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) é outra que não aprova um terceiro mandato. Segundo ela, em conversas informais da bancada petista no Senado, o assunto já foi discutido e a posição majoritária é de que a discussão não é oportuna. Serys acrescentou que analisar um terceiro mandato para o presidente Lula seria ruim para a democracia.

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), foi mais incisivo na crítica ao tema que é recorrente no Congresso: Isso é golpe. Nós da oposição vamos tratar como tentativa de golpe. O PT e o PMDB já afastaram essa hipótese.

Jackson Barreto colheu 171 assinaturas que viabilizam a apresentação da proposta de emenda constitucional. Segundo ele, a PEC só não foi apresentada até agora para não parecer qualquer tipo de constrangimento a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff candidata do presidente Lula e que está em tratamento de um câncer linfático.

Quando terminei a coleta de assinaturas apareceu o problema de saúde da ministra Dilma e eu dei um recuo para não causar qualquer tipo de constrangimento. Pessoalmente penso que o terceiro mandato para o presidente Lula representa um pensamento majoritário entre os nordestinos, disse o peemedebista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]