• Carregando...

Para participar

Confira mais informações sobre os movimentos nas páginas dos eventos:

Dia do Basta à Corrupção

Operação Sete de Setembro

O dia da independência será marcado por protestos contra a corrupção em todo o Brasil. As manifestações, mobilizadas via redes sociais, acontecerão em 58 cidades ao mesmo tempo, como Maceió, Manaus, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, entre outras. Em Curitiba, a concentração do "Dia do Basta" será às 14h, na Boca Maldita. "Será uma marcha contra a corrupção e a favor da educação", afirma Luan de Rosa e Souza, um dos organizadores.

O grupo reivindica voto aberto parlamentar, fim do foro privilegiado, a caracterização da corrupção como crime hediondo, 10% do PIB para educação e a decisão de temas de plebiscitos pelo povo.

Já é a segunda manifestação realizada em 2012. A primeira aconteceu em 21 de abril e reuniu cerca de 500 pessoas na capital. Na ocasião, o evento aconteceu em 42 cidades do país.

Até agora, mais de 5.000 pessoas já confirmaram presença pelo Facebook para a passeata que ocorre no feriado. "Mas não temos como ter certeza de quantas realmente estarão presentes", afirma Souza.

Desejo de renovação

Durante a manhã, às 9h, outro grupo vai se reunir na capital pedindo por moralidade política. "Já passou da hora de nos levantarmos e começarmos a pensar em soluções práticas para todos os nossos problemas", afirmam em manifesto. A "Operação 7 de setembro" é pacífica e organizada pelo Anonymous Brasil, grupo anônimo que se define como uma ideia de mudança e um desejo de renovação.

"Estaremos com material divulgando o movimento em si, além de informações sobre o sistema de votos e dados de corrupção. Tentaremos levar um debate sobre mudanças e aplicações de leis", explica o manifestante que se identifica como Guru do Himalaia.

A concentração do protesto será às 9h, na Praça Santos Andrade, no Centro da cidade. Às 9h30, o grupo deve sair rumo a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, onde acontecem os desfiles.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]