i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
eleições 2010

Dilma diz ser possível decidir até outubro candidato do PT às eleições presidenciais

Ministra afirmou que essa definição pode ocorrer inclusive no PT, mas ressaltou que cada partido tem seu tempo

  • PorO Globo Online e Agência Brasil
  • 21/09/2009 16:45

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feira que é preciso fazer um esforço para definir as candidaturas aliadas até o próximo mês, como sugere o presidente licenciado do PMDB, deputado Michel Temer (SP), presidente da Câmara.

Pré-candidata do PT a presidente, a ministra afirmou que essa definição pode ocorrer inclusive no PT, mas ressaltou que cada partido tem seu tempo.

- Eu entendo o anseio do presidente do PMDB de ter essa decisão até outubro e acho que há de haver um esforço para ver se é possível. Tem que se esforçar para ver se é possível. Agora partido tem seu ritmo. O PT tem o dele, o PMDB tem o dele. Os outros partidos que integram (a base) - PP, PSB, PTB, PDT, PCdoB -, cada um tem seu ritmo, e isso você vai ter de considerar - afirmou ela, ao deixar a reunião do Conselho de Administração da Petrobras.

A declaração é uma resposta a Temer, que em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo" no fim de semana cobrou do PT a definição de nomes e alianças para as próximas eleições.

Sobre a possibilidade de definição do PT ainda em outubro, ela respondeu:

- Em princípio é possível definir até outubro. Agora, tem de ver. Nada a gente pode descartar - afirmou.

Na sexta-feira, em entrevista à rádio Guaíba, Lula que o PT está preparado para lançar a candidatura de Tarso Genro (Justiça) ao governo do Rio Grande do Sul e Dilma à presidência da República .

Lula disse que os dois nomes têm grandes chances de ganhar a eleição e com isso, segundo ele, "mudar o paradigma da construção desse país".

- Estamos (o PT) preparados para lançar o Tarso, preparados para lançar a Dilma e preparados para ganhar as eleições - disse ele, destacando que qualquer um deles tem a obrigação de fazer mais do que o seu governo fez nos últimos 8 anos.

Mais tarde, no palanque, Lula, porém, afirmou que ainda não tem candidato ou candidata. Ele garantiu no entanto, que fará campanha no ano que vem para alguém que represente a "continuidade".

O aparente recuo do presidente ao dizer que ainda não tem candidata pode ter tido a função de cumprir uma mera formalidade: evitar questionamentos na Justiça eleitoral. Lula falou da campanha em cima de um palanque. Defender o nome de Dilma Rousseff naquele momento - apesar de já tê-lo feito em entrevistas e outras oportunidades - poderia trazer contestações.

Nos últimos meses, cresceram rumores de um possível plano B para a Presidência, sobretudo após a ministra anunciar o tratamento contra um câncer. Auxiliares diretos de Lula, porém, asseguram de forma enfática que essa hipótese não existe.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.