• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff e sete ministros participam do Fórum Social Temático (FST), a versão deste ano do Fórum Social Mundial, esta semana em Porto Alegre. O evento, que tem forte patrocínio do governo federal, tem como tema a crise capitalista e o meio ambiente. Ambientalistas que participaram da marcha de abertura, realizada na terça-feira, chegaram a levar para a rua uma espécie de "cabeção" representando a presidente para pedir que Dilma vete o Código Florestal, cujo projeto está em discussão no Congresso Nacional.

A presidente chega a Porto Alegre na tarde desta quarta-feira, mas só deve participar do Fórum Social na quinta, depois de um encontro com o governador Tarso Genro (PT), marcado para as 16h no Palácio Piratini, sede do governo.

Dilma terá, às 17h30, um encontro com intelectuais e organizadores do Fórum Social. A reunião, com cerca de 90 pessoas segundo a assessoria do Planalto, será realizada em um hotel da cidade, onde a presidente deve se hospedar.

Depois, às 19h, Dilma participa de um ato público no Ginásio do Gigantinho. No material de divulgação, ela aparece ao lado do presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, mas o uruguaio cancelou sua presença em Porto Alegre. Com isso, Dilma será a única presidente a participar do evento, sempre marcado pela presença de líderes da América do Sul. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da maioria dos fóruns desde seu lançamento, em 2001, também está ausente. Ele está em tratamento contra o câncer na laringe, em São Paulo, e tem evitado viagens.

Entre os ministros que participam de debates no Fórum, estão Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Izabella Texeira (Meio Ambiente).

Chamado de "Fórum Social Temático", o evento deste ano teve uma adesão bem menor. Na terça, a marcha de abertura reuniu cerca de cinco mil pessoas. Para todos a programação do Fórum, que se estende até domingo, estão credenciados cinco mil ativistas. Como muitas atividades são abertas ao público, a expectativa dos organizadores é que 40 mil pessoas participem.

Este ano, o Fórum Social foi patrocinado apenas pelo poder público. Segundo os organizadores, o evento conta com recursos da União, do governo estadual e das prefeituras envolvidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]