• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff lamentou na manhã desta quinta-feira (20) a morte do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos. Em nota, ela afirmou que o país perdeu um "grande homem", o direito brasileiro perdeu "um renomado advogado" e ela perdeu "um grande amigo".

"Quem teve o privilégio de conviver com ele, como eu tive, conheceu também um amigo espirituoso, de caráter e lealdade ímpares", escreveu Dilma.

A presidente afirmou ainda que Bastos foi um defensor intransigente do direito de defesa e considerava o "exercício da advocacia um pilar da sociedade livre".Márcio Thomaz Bastos foi o mais influente advogado de uma geração de famosos criminalistas que participou ativamente do processo de redemocratização do país. Trocou a advocacia pelo cargo de ministro da Justiça no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República.

Em sua nota, Dilma destacou a atuação do amigo no Judiciário. "Como ministro da Justiça, foi responsável por avanços institucionais, como a reestruturação que ampliou autonomia à Polícia Federal, a aprovação da emenda constitucional da reforma do Poder Judiciário e o Estatuto do Desarmamento", escreveu.

Bastos morreu aos 79 anos na manhã desta quinta-feira (20) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele estava internado há alguns dias para tratamento de problemas no pulmão. O boletim médico apontou "descompensação de fibrose pulmonar".

Dilma irá para São Paulo no início da tarde desta quinta (20) para o velório do ex-ministro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]