• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff participará na próxima semana da cúpula do Brics - grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - na cidade sul-africana de Durban e cujo tema central será a crise global. Dilma, que viajará com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e os titulares de outras pastas, deve partir na próxima terça-feira (26) e participar da cúpula no dia seguinte.

As mesmas fontes indicaram que o principal assunto da cúpula será a crise mundial, com ênfase especial nas sérias turbulências pelas quais atravessa a União Europeia (UE), que "podem agravar ainda mais" o panorama econômico global. Nesse marco, os chefes de Estado das maiores economias emergentes debaterão possíveis alternativas a essa crise e, sobretudo, fórmulas para tentar minimizar seu impacto.

Segundo dados do próprio Brics, os cinco países que o integram representam 42% da população mundial e cerca de 45% da força de trabalho que existe no planeta. Em 2012, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul somaram 21% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e o comércio entre eles chegou a um total de US$ 282 bilhões.

Além disso, o crescimento da economia dos cinco países alcançou em 2012 uma média de 6,1% e, segundo previsões do próprio grupo, deverá ser de 6,9% em 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]