• Carregando...
Lobão: ministro admite volta ao Senado para disputar a presidência | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Lobão: ministro admite volta ao Senado para disputar a presidência| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

O presidente em exercício Michel Temer confirmou nesta terça-feira (19) conversas da presidente Dilma Rousseff com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para ele volte ao Senado e dispute a sucessão de José Sarney (PMDB-AP), com o apoio do Palácio do Planalto. Temer disse ainda que, em conversa com Lobão, o ministro mostrou-se disposto a concorrer, mas manifestou preferência por continuar na Esplanada dos Ministérios.

"Lobão é um grande ministro e uma grande figura do Senado. Ele está habilitado para qualquer função. Aliás vem exercendo muito adequadamente o Ministério de Minas e Energia. Evidentemente que, se for para a presidência do Senado, com as qualificações políticas e administrativas que ele tem, fará um belo papel", disse Temer.

Segundo Temer, a escolha do futuro presidente do Senado vai depender das negociações internas do PMDB. Ele disse que, nesse debate, vai prosperar a "vontade coletiva". "O Lobão está disposto a essa conversa. É verdade que ele pretenderia ficar. Pelo menos foi o que me disse ontem. Por isso, tudo depende da conversa. As pessoas conversam entre si e se entendem", afirmou.

Temer disse que há uma harmonia entre Legislativo e Executivo, por isso, a escolha de Lobão não representaria uma interferência do Planalto numa decisão do Senado.

"Isso vai depender dos senadores, mas evidentemente o ministro Lobão tem ótimo trânsito no Senado. Num sistema como o nosso em que há uma harmonia muito grande entre o Executivo e o Legislativo, é natural que o presidente possa dar sua opinião. Ela (Dilma) deu a sua opinião", disse Temer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]