• Carregando...

A presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer se reúnem hoje (31) com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no Palácio do Planalto. Biden desembarcou nessa quinta-feira à tarde em Brasília, procedente do Rio de Janeiro, onde visitou, nos últimos dois dias, a comunidade Santa Marta, em Botafogo. Na comunidade foi instalada a primeira Unidade da Polícia Pacificadora (UPP), há quatro anos e meio. O vice-presidente vem ao Brasil a menos de cinco meses da primeira visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos, em outubro.

Estarão em discussão os programas sociais brasileiros, os projetos de desenvolvimento nas áreas de energia, ciência e tecnologia, assim como a segurança internacional, inclusive o combate ao narcotráfico, e a política externa. Segundo diplomatas, a visita é também a demonstração da relevância, para os norte-americanos, do Brasil no cenário internacional.

Ao lado do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, Biden é responsável por várias negociações internacionais. Ele foi várias vezes a Israel para conversar sobre a relação com os palestinos e à Europa, em meio ao agravamento causado pela crise econômica internacional. Nas reuniões com líderes estrangeiros, ele costuma defender medidas comuns de combate ao tráfico de drogas e de aproximação com a África.

Biden desembarca no Brasil poucos dias depois de o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ter ido a Washington conversar com Kerry sobre a visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos, em outubro, em data ainda não definida. Para os norte-americanos, a visita de Estado ocorre quando há uma relação de parceria estratégica.

A Casa Brasil informou que Biden frequentemente faz viagens ao exterior, pois já foi várias vezes à Europa, a países do Oriente Médio, além da África. Na América Latina, ele conhece o México, Honduras e o Chile, entre outros.

Biden chega ao Brasil depois de visitar a Colômbia e Trinidad e Tobago. É a quarta visita dele à América Latina. O vice-presidente veio acompanhado pela subsecretária de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, o subsecretário de Comércio para Assuntos Internacionais, Francisco Sánchez, e o diretor de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho Nacional de Segurança, Ricardo Zúñiga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]