• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff (PT) tomou posse nesta quinta-feira (1) no Congresso Nacional, em Brasília. Durante seu discurso de posse, a presidente comentou os desvios na Petrobras e anunciou um pacote de medidas contra a corrupção. "A luta que vimos empreendendo contra a corrupção e a impunidade ganhará mais força com um pacote de medidas que me comprometo a enviar ao Congresso ainda no primeiro semestre", disse Dilma.

Entre as medidas, a presidente destacou a proposta de transformar em crimes o enriquecimento de agentes políticos sem justificativa e a prática do caixa dois, além de medidas para agilizar o julgamento de processos envolvendo desvios de dinheiro público e dar mais agilidade a investigações e processos contra aqueles que têm foro privilegiado.

Sobre a Petrobras, Dilma afirmou que "poucos servidores não souberam honrá-la", se referindo às denúncias de desvio de dinheiro da estatal. "A Petrobras é maior que qualquer crise, por isso terá a capacidade de superá-las e sair delas ainda mais forte", disse. Ela assumiu o compromisso de defender a estatal de "predadores internos e inimigos externos". "Temos que saber apurar e saber punir, sem enfraquecer a Petrobras", acrescentou a presidente.

Foco na educação

Durante seu discurso, a presidente Dilma Roussef anunciou o lema de seu segundo mandato: "Brasil, pátria educadora". A presidente afirmou que a educação será a "prioridade das prioridades" durante a nova fase de seu governo. "Só a educação liberta um povo e lhe abre as portas de um futuro próspero", disse Dilma.

Entre as metas estabelecidas para a área, a presidente citou a universalização do acesso de todas as crianças de 4 e 5 anos à pré-escola até 2016 e a abertura de mais 12 milhões de vagas no Pronatec até 2018.

Outras metas

Durante seu discurso, Dilma Roussef estabeleceu metas para as áreas de saúde, política internacional e políticas sociais. A presidente prometeu mais 3 milhões de moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida durante a 3ª fase do projeto, garantiu que vai tomar medidas para fortalecer o SUS e criar o programa Mais Especialidades, prometeu implantar Centros de Comando em todas as capitais do Brasil e reforçar ações nas fronteiras para combater o tráfico de drogas e de armas.

Na política internacional, Dilma assumiu como compromisso a defesa da democracia, a solução negociada de conflitos, a defesa dos direitos humanos, o combate à fome e o multilateralismo. De acordo com a presidente, o foco será na América do Sul, América Latina e Caribe. "Sem discriminação de ordem ideológica", disse Dilma.

Dilma também prometeu dar ênfase às relações com os Estados Unidos, países asiáticos, África, mundo árabe, Japão e países da União Europeia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]