Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise no Planalto

Dirceu pretende repetir tática de Jefferson no Conselho de Ética

O deputado José Dirceu (PT-SP) pretende copiar a fórmula adotada por seu algoz Roberto Jefferson (PTB-RJ) ao depor no Conselho de Ética nesta terça-feira. Como fez o parlamentar que denunciou o suposto Mensalão, Dirceu vai aproveitar o máximo de tempo para dar sua versão dos fatos. Vai se preocupar, sobretudo, em falar para o grande público e não tão somente em responder aos questionamentos dos parlamentares.

- O Roberto Jefferson soube muito bem agrupar uma série de acontecimentos e fatos para conduzir o depoimento a seu favor. As regras. O Zé está estudando todos os depoimentos e relacionando com sua agenda na Casa Civil e com o que foi feito no PT nos últimos anos - revelou um ex-assessor na Casa Civil que voltou a atuar na Câmara só para ajudar na defesa de Dirceu.

Não vai ser por falta de informação e documentação que o deputado José Dirceu (PT-SP) será mal-sucedido. São centenas de folhas de depoimentos e milhares de informações sobre agenda. Para reunir o montante de informações, o ex-ministro contou com a ajuda de assessores de confiança, a maioria atuou no seu gabinete na Casa Civil.

- Apesar de se tratar de um momento dos mais importantes de sua vida, o Zé trata tudo de forma muito pragmática. Está lendo todos os depoimentos que já foram dados ao Conselho de Ética - disse o ex-assessor.

Dirceu está recluso nos últimos dias e tem recebido poucas pessoas. Na quinta-feira, ele telefonou para a assessoria de comunicação e pediu para ser incomodado "somente em casos extremos".

- Ele tem de se preparar psicologicamente para responder tudo. Saber todas as pessoas que recebeu na Casa Civil. Como deu-se o processo de determinadas nomeações. Ao mesmo tempo, terá de estar munido de todas as informações sobre a condução do partido, apesar de ter se afastado da presidência do PT em 2002 - contou um ex-assessor.

Na tarde desta quinta-feira, Dirceu reuniu-se com os advogados que o estão auxiliando na preparação do depoimento. Apesar de o comando da defesa estar nas mãos do advogado José Luís Oliveira Lima, outros dois advogados têm ajudado. Dirceu tem se comportado sem demonstrar emoção.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.