Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Brasília

Disputa por espaço na Mesa Diretora da Câmara racha PSD

Apesar de o deputado Fábio Faria (RN) ser o nome oficial da legenda, os deputados Julio César (PI), Atila Lins (AM), José Carlos Araújo (BA) pretendem lançar candidatura avulsa

Diante da possibilidade de ocupar uma vaga na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o PSD vive um racha na bancada para a escolha do nome que será indicado para a vaga.

Apesar de o deputado Fábio Faria (RN) ser o nome oficial da legenda, os deputados Julio César (PI), Atila Lins (AM), José Carlos Araújo (BA) pretendem lançar candidatura avulsa no dia da eleição, prevista para o próximo dia 4 de fevereiro.

Segundo os dissidentes, o processo de escolha de Fábio Faria, realizado no final do ano passado, foi feito de forma "viciada".

"Foi carta marcada. Quando chegou ao nosso conhecimento durante a reunião de que era a hora da escolha, o Fábio Faria já tinha consultado os colegas. Ele foi informado antes. Foi uma escolha desleal", disse José Carlos Araújo.

"Nós todos ficamos assustados com a forma que foi imposta a escolha. Vou levar a minha candidatura avulsa ao plenário", afirmou Atila Lins.

Julio César também disse que vai lançar sua candidatura no plenário. De acordo com os três dissidentes, também deve disputar a vaga o deputado Ademir Camilo (MG), que não foi encontrado pela reportagem.

Maioria

O líder do PSD, Guilherme Campos (SP), disse que o nome de Fábio Faria foi aprovado pela maioria da bancada, após processo de votação.

"Podem falar o que quiser. Ir ao plenário é o direito de cada um da bancada", disse Campos. Sobre as queixas dos dissidentes de que Fábio Faria teve "informação privilegiada" e maior tempo para trabalhar a candidatura, Guilherme Campos se limitou a dizer: "A candidatura oficial do partido é o Fábio Faria".

A cadeira que será ocupada na Mesa pelo o partido ainda não foi definida. O impasse deve-se ao fato de que a legenda tem o mesmo número de deputados que o PSDB. O tamanho da bancada é considerado como critério para a ordem de escolha das vagas na cúpula da Câmara. Está em jogo a segunda vice-presidência que entre outras atividades exerce a função de Corregedoria da Casa e a primeira secretaria, responsável pela administração da Câmara.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.