• Carregando...

Um grupo de senadores da base aliada e da oposição vai se reunir no início da próxima semana para discutir o lançamento de uma candidatura contra a reeleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) como presidente do Senado. Os parlamentares querem lançar um outro peemedebista para se contrapor à Renan e não um nome de outro partido. Querem, assim, evitar a repetição das derrotas, em 2011 e 2013, quando as candidaturas dos senadores Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) foram fragorosamente derrotadas por José Sarney (PMDB-AP) e Renan.

A eleição para quem vai comandar o Senado e o Congresso ocorrerá daqui a dez dias e Renan - que ainda não oficializou seu nome - é franco favorito para permanecer mais dois anos no cargo. O Palácio do Planalto tem apoio a permanência do peemedebista no posto, desde que, até a eleição, não seja investigado ou denunciado pela Procuradoria-Geral da República por envolvimento na Operação Lava Jato.

O atual presidente do Senado foi um dos 28 citados, conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo, pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa em sua delação premiada. A oposição e os independentes discutem o lançamento de um peemedebista como Ricardo Ferraço (ES), Luiz Henrique (SC) e Garibaldi Alves Filho (RN). Querem, ao indicar um nome do PMDB, respeitar a tradição do Senado segundo a qual a maior bancada tem a primazia de indicar o presidente para votação.

As conversas, contudo, ainda são bastante embrionárias e a maioria delas têm ocorrido pelo telefone. Elas devem se intensificar nos próximos dias, mas ainda não está agendado nenhum ato conjunto para definir uma candidatura. "Não dá para ser mais o Renan. Não é bom para o Senado, para a República, depois de todo o desgaste que temos tido. Nós estamos esperando que o PMDB lance um candidato. O PMDB tem bons nomes", afirmou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Mesmo com chances reduzidas de prosperar, a intenção do grupo é que o candidato oficial do PMDB não seja o atual presidente do Senado. Mas, se a bancada peemedebista lançar Renan como candidato, tentar convencer outro nome do PMDB a sair avulso.

O ex-presidenciável tucano Aécio Neves tem conversado nos últimos dias com potenciais peemedebistas que poderiam ser candidatos, como Ricardo Ferraço e Luiz Henrique. Esse último, aliás, afirmou ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que está "muito sensibilizado" com o apelo que tem recebido para sair candidato de "quase todos os partidos". "O que eu sinto é que não há um sentimento de ter uma candidatura de oposição ou de confronto contra o Renan, mas uma candidatura que represente uma nova construção, que não tenha outro jaez senão o de exprimir um anseio de mudança", afirmou Luiz Henrique.

A atual cúpula do PMDB, ligada a Renan Calheiros, deve retaliar um eventual candidato avulso do partido. A ameaça poderá não ser indicado para comissões importantes, amargando uma espécie de "geladeira política".

Randolfe Rodrigues (Psol-AP) afirmou que, se a estratégia de lançar um peemedebista não vingar, o grupo lançará uma candidatura para marcar posição. Ele disse que não deseja ser o candidato, mas, se ninguém topar, sairá mais uma vez postulante. "Prefiro que tenha algum nome, surja algum nome que não seja o meu, dos independentes, da alternativa. Se não nenhum topar, em último caso, apresentarei a minha candidatura", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]