• Carregando...
Durval Amaral disse que pretende aproximar o Tribunal de Contas da população. | Rodrigo Felix Legal/Gazeta do Povo
Durval Amaral disse que pretende aproximar o Tribunal de Contas da população.| Foto: Rodrigo Felix Legal/Gazeta do Povo

O conselheiro Durval Amaral foi eleito, por unanimidade, para ser o presidente do Tribunal de Contas do Paraná na gestão 2017-2018. A posse está marcada para 12 de janeiro.

Deixa o cargo o conselheiro Ivan Bonilha.

Foram também eleitos para os cargos de vice-presidente o conselheiro Nestor Batista e para corregedor, Fábio Camargo.

O Tribunal de Contas é responsável por fiscalizar a aplicação correta dos recursos públicos em prefeituras, câmaras e no governo estadual.

Em entrevista logo após a eleição, na sessão plenária nesta quinta-feira (15), Amaral disse que pretende dar sequência ao trabalho feito por Bonilha, priorizando a transparência e o controle social. Como meta, afirmou que pretende fazer com que o Tribunal esteja cada vez mais próximo da comunidade.

Reiterou que se trata de um órgão formal e que assim continuará sendo, mas que deve usar cada vez mais as redes sociais para fazer chegar à população o trabalho que é feito

Ao ser questionado sobre a cobrança recai sobre os tribunais de contas, em função de não terem detectado irregularidades que levaram a tantos escândalos de corrupção, Amaral reforçou que o trabalho deve ser enfatizado, para aumentar a capacidade de fiscalização.

Histórico

Durval Amaral foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas em 2012. À época, era um dos mais influentes deputados estaduais, com a experiência de seis mandatos.

Além da atuação parlamentar, exerceu cargos públicos na região de Londrina, especialmente em Cambé, e foi também secretário de estado na gestão Beto Richa.

Amaral foi citado nas investigações das operações Quadro Negro (que apura desvios na educação) e Publicano (que tenta esclarecer irregularidades relacionadas à Receita Estadual), mas os casos ainda não tiveram desfecho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]