• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Artistas, políticos, empresários e atletas estiveram entre as personalidades homenageadas nesta segunda-feira (19) com a entrega da Ordem Estadual do Pinheiro – homenagem concedida pelo governo do Paraná a personalidades que se destacam em suas profissões e atuação pública.

Entre os homenageados estavam o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o ministro da Saúde Ricardo Barros, o ex-presidente de Agronegócio e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil Osmar Dias, o ministro da Agricultura Blairo Maggi, entre outras personalidades.

Entre os principais assuntos abordados no evento estiveram as costuras que vêm sendo realizadas para as eleições em 2018.

Delação da Odebrecht descreve caixa 2 para chapa Dilma-Temer em 2014

Leia a matéria completa

Um dos homenageados, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin é um dos nomes dentro do PSDB cotados para disputar a presidência nas próximas eleições.

Alckmin, porém, desconversou. “Isso está muito longe, tudo tem seu tempo”, disse.

O governador Beto Richa negou que a entrega da homenagem ao colega de partido seja uma tentativa de pavimentar o caminho para 2018.

“Lógico que o governador de São Paulo Geraldo Alckmin tem plenas condições de ser novamente o candidato do PSDB à Presidência da República pelas suas qualidades, pelas suas realizações e todos os cargos públicos que ocupou. Ele deixou uma marca de grandes realizações e é uma das principais lideranças do PSDB. É inquestionável o bom desempenho que o nosso partido sob a sua liderança teve no estado de São Paulo, começando pela eleição na capital com o João Dória”, disse Richa.

“Acho que é cedo ainda para discutir a sucessão para 2018, o PSDB tem grandes nomes, mas enfim, está aqui um deles hoje”, completou.

Temer trava reforma ministerial para evitar conflitos com a base aliada

Leia a matéria completa

Governo estadual

Já em relação ao governo do estado, Richa afirmou que já há “conversas” para tentar estabelecer uma aliança para 2018. Entre os homenageados do dia estava Osmar Dias, um dos possíveis nomes para concorrer ao Palácio Iguaçu no próximo pleito.

“Evidente que conversas existem. Acabou agora a eleição municipal e a classe política é ansiosa. Eu sou cauteloso, acho que tudo em seu devido momento. Deste mal da ansiedade eu não sofro, acho que ainda é cedo para falar em novas eleições. Agora, conversas existem e devem existir sempre em busca da melhor política, em busca da governabilidade”, disse Richa.

Maia tenta reunir deputados antes do Natal para votar ajuda a estados

Leia a matéria completa

“É um momento de muita conversa, de muita união e muito diálogo para que a gente possa superar e fazer uma ligação com 2018 para que a população possa se manifestar”, afirmou Osmar Dias. “Você se disponibilizar é uma coisa, você se viabilizar como candidato depende daquilo que a população está pensando”, concluiu.

Outro homenageado com a Ordem Estadual do Pinheiro, o ministro Ricardo Barros, marido da vice-governadora Cida Borghetti, aproveitou para reforçar a candidatura da esposa para 2018.

“Habilidade não falta ao governador e eu espero que ele consiga construir uma aliança que seja a melhor para o Paraná em 2018. Nós estaremos participando dela, a vice-governadora estará assumindo o governo e concorrendo ao governo e eu espero que haja convergência nesse sentido”, disse Barros.

O governador Beto Richa deve se licenciar do governo para concorrer a uma vaga no Senado em 2018.

Delações da Odebrecht são entregues ao STF

Leia a matéria completa

Avaliação

Os aliados do governador aproveitaram para fazer um balanço positivo da imagem do Governo do Estado, que começou 2016 arranhada depois de uma série de medidas impopulares tomadas por Richa, como o ajuste fiscal. “Fechamos 2016 muito melhor, incomparável com o ano anterior porque foi um ano de implantação, de adoção de medidas impopulares e implantação do ajuste fiscal. Eu dizia à época ‘o Paraná é o primeiro estado a fazer o ajuste e será o primeiro a sair da crise’. Não aconteceu diferente da minha previsão”, disse Richa.

“A situação do governo é de recuperar a capacidade de investimento e a partir daí fazer uma recuperação de imagem que vem junto com o trabalho que decorre dessa capacidade de investimento. Me parece que as coisas estão organizadas nesse sentido”, avaliou o ministro Ricardo Barros.

“A população começa a traçar comparativos entre outros estados e o estado do Paraná”, disse o secretário Valdir Rossoni. “O resultado das eleições municipais para nós foi surpreendente”, completou.

O governador Beto Richa conseguiu eleger diversos aliados no Paraná neste ano, inclusive em Curitiba, onde Rafael Greca foi eleito para a Prefeitura.

Ordem do Pinheiro

Nesse ano 37 personalidades foram homenageadas com a Ordem Estadual do Pinheiro, mas nem todos estiveram presentes à cerimônia. Entre os principais homenageados estavam o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que não compareceram ao evento.

Entre os homenageados desse ano está o colunista da Gazeta do Povo José Carlos Fernandes, que esteve no evento e recebeu a homenagem.

“Esta homenagem, que é a Comenda da Ordem do Pinheiro em diversos níveis é sempre uma escolha que é feita através de sugestões que são acolhidas por um conselho que julga quais pessoas de fato merecem receber esta homenagem, este reconhecimento dos paranaenses. São personalidades do estado e personalidades também do Brasil que contribuíram dentro de suas atividades e dentro da sua área de atuação para o crescimento do nosso país”, disse Richa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]