• Carregando...
Confira a evolução dos candidatos nas pesquisas |
Confira a evolução dos candidatos nas pesquisas| Foto:

Distrito Federal

Roriz lidera com 40%

Folhapress

O candidato Joaquim Roriz (PSC), mesmo ameaçado pela Lei da Ficha Limpa, lidera com folga a disputa pelo governo do Distrito Federal. O ex-governador aparece com 40% das intenções de votos, de acordo com o Datafolha realizado com 706 eleitores do Distrito Federal. O ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz (PT) está em segundo lugar, com 27%. Os demais candidatos somam 5%, o que mostra que Roriz estaria eleito em primeiro turno se as eleições fossem hoje. A margem de erro é de quatro pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Minas gerais

Costa à frente do governador

Folhapress

A primeira pesquisa Datafolha em Minas Gerais aponta o ex-ministro Hélio Costa (PMDB) na liderança da corrida pelo governo do estado, com 44% das intenções de votos. São 26 pontos de vantagem sobre o atual titular do cargo, Antonio Anastasia (PSDB), que tem 18%. Segundo a pesquisa, são mais eleitores indecisos (23%) do que com a intenção de votar no atual governador, que assumiu após a renúncia de Aécio Neves para disputar o Senado, em 31 de março.

Em terceiro lugar estão Professor Luis Carlos (PSol) e Vanessa Portugal (PSTU), empatados com 2%. Os votos nulos somam 7%.

Os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) continuam tecnicamente empatados, segundo nova pesquisa Datafolha publicada na edição de sábado do jornal Folha de S.Paulo. O tucano aparece com 37% das intenções de votos, contra 36% da candidata petista. Ambos oscilaram negativamente dentro da margem de erro (de dois pontos para mais ou para menos) em relação ao último levantamento Datafolha, do início de julho, quando Serra teve 39% e Dilma 37%.

Marina Silva, por sua vez, oscilou de 9% para 10%. O candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSol) pontuou pela primeira vez, registrando 1% das intenções de voto. Zé Maria (PSTU) também tem 1%. Outros quatro candidatos de partidos menores – Oscar Silva (PHS), Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria Eymael (PSDC), Américo de Souza (PSL) e Levy Fidelix (PRTB) – foram incluídos na pesquisa, mas não alcançaram 1%.

Eleitores que afirmaram votar em branco ou nulo são 4% (mesmo porcentual da pesquisa anterior), enquanto os indecisos somam 10%, contra 9% do início do mês.

O Datafolha mostra ainda que os eleitores que não votariam em Serra "de jeito nenhum" são 26% (contra 24% na pesquisa anterior). Dilma tem 19% de rejeição (20% no último levantamento). Marina Silva é a menos rejeitada, com 13%.

A nova pesquisa também não trouxe novidades em relação à divisão de votos por regiões do país. O tucano continua a liderar, assim como no levantamento anterior, no Sul e no Sudeste. Dilma vence no Nordeste, Norte e Centro-Oeste. A Folha de S.Paulo, porém, só repassou essa informação, sem esclarecer quais são os porcentuais de cada candidato nas regiões.

A pesquisa Datafolha difere significativamente do levantamento Vox Populi divulgada na sexta-feira. O Vox Populi mostrou Dilma com 41% das intenções de voto, oito pontos porcentuais à frente de Serra, que aperece com 33%.

* * * * * *

Serviço: A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 20 e 23 de julho e foram ouvidos 10.905 eleitores de 379 municípios em todos os estados, exceto Roraima. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o Protocolo nº 19.890/2010 e tem margem de erro de dois pontos porcentuais. A pesquisa Vox Populi foi realizada com 3.000 eleitores entre os dias 17 e 20 de julho. A margem de erro é de 1,8 ponto porcentual para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE com o nº 19.920/2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]