• Carregando...
Após primeiro discurso, Dilma foi visitar Lula e agradecer o apoio | Reuters
Após primeiro discurso, Dilma foi visitar Lula e agradecer o apoio| Foto: Reuters

Paraná terá papel importante no governo Dilma, diz deputado petista

Eleição de Dilma representa vitória de projeto petista, diz analista

A presidente da República eleita, Dilma Rousseff (PT), está reunida, na tarde desta segunda-feira (1º), com assessores em sua residência, no Lago Sul, em Brasília. O objetivo é definir os próximos passos para a transição de governo.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra e o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) vão negociar com os partidos aliados durante a transição de governo. Já o ex-ministro da Fazenda e deputado Antonio Palocci (PT-SP) e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel deverão cuidar da parte institucional. O assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, cuidará de questões internacionais.

Ligações

Pela manhã, Dutra realizou uma reunião informal na residência de Dilma, junto com alguns dos coordenadores da campanha e correligionários. A proposta foi definir a agenda dela desta segunda-feira (1.º) e dos próximos dias.

Ao longo do dia, ela deve conceder algumas entrevistas já solicitadas. Não deve haver coletiva de imprensa. Inicialmente, Dilma deve tirar alguns dias para descansar, o que deve ocorrer a partir desta segunda à noite. O que se sabe é que ela quer passar a semana no Rio Grande do Sul.

Também pela manhã, com a assessoria de Marco Aurélio Garcia, Dilma Rousseff ligou de volta para chefes de Estado. No domingo (31) ela recebeu vários telefonemas, mas não pode atendê-los, pois coincidiram com o horário de primeiro seu pronunciamento como presidente eleita.

O candidato derrotado do PSDB à Presidência, José Serra, conseguiu dar seus cumprimentos formais à Dilma no domingo numa segunda tentativa, quando ela já estava no Palácio da Alvorada. O primeiro telefonema de Serra para Dilma foi atendido por Palocci, durante a fala da presidente eleita.

Fernando Pimentel, homem de confiança de Dilma que se afastou do esquema de campanha após denúncias, saiu antes do final da reunião. Ele relatou a ligação de Serra. "Foi uma conversa cortês. Pelo que ela nos informou, o José Serra a congratulou-a pelas eleições", disse. "Daqui para a frente é diálogo, é superar qualquer situação que possa ter ocorrido durante a campanha."

Veja tudo o que já foi publicado sobre a vitória de Dilma

Faça o teste sobre a presidente eleita Dilma Rousseff

Veja galeria completa dos presidentes brasileiros

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]