• Carregando...
Das 19 cidades em que Marina Silva foi mais votada no primeiro turno, Dilma só venceu em 7 | Reuters
Das 19 cidades em que Marina Silva foi mais votada no primeiro turno, Dilma só venceu em 7| Foto: Reuters

Confira como foi a votação de Dilma e Serra em cada município do Paraná

Gazeta do Povo fez apuração em tempo real. Veja os números

A decisão da candidata Marina Silva (PV) de declarar neutralidade no segundo turno da eleição presidencial fez com que os colégios que deram a ela a vitória em 3 de outubro tivessem uma disputa acirrada entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) neste domingo (31). Mas o tucano, que saiu derrotado no país, acabou levando a melhor na maior parte destes municípios.

Marina foi melhor que todos os candidatos em 19 cidades do país no primeiro turno. Destas, seis têm mais de 200 mil eleitores (três são capitais de estado). Nenhuma, curiosamente, fica no Acre, terra natal da senadora.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Serra venceu em 12 municípios; Dilma, em sete. O candidato do PSDB venceu em duas capitais (Belo Horizonte, com 50,39% dos votos válidos, e Vitória, com 55,67%). Já Dilma saiu vitoriosa em Brasília (DF), com 52,81%.

Dilma também foi mais bem votada em outras duas grandes cidades (Volta Redonda e Niterói, no Rio de Janeiro). Serra, por sua vez, teve 53,11% dos votos em Vila Velha (ES), que tem quase 300 mil aptos a votar.

Os dados mostram que os candidatos ficaram próximos em praticamente todos os 19 municípios, que juntos abrigam 5,3 milhões de eleitores. Só em Volta Redonda um dos candidatos - no caso, Dilma - teve mais de 60% dos votos válidos, abrindo uma diferença de mais de 20 pontos.

Marina, que com seus quase 20 milhões de votos ajudou a levar a disputa ao segundo turno, disse que sua decisão de ter ficado independente e não ter apoiado nenhum dos dois candidatos foi favorável para o processo democrático. E reafirmou a disposição de construir uma "terceira via" na política brasileira.

Após o resultado, saudou a eleita por seu ex-partido. "Parabenizo a ministra Dilma por ter sido eleita presidente e a primeira mulher presidente do Brasil", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]