O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) montou postos com urnas eletrônicas em vários pontos da cidade para simular a votação e ensinar os eleitores a usar o equipamento. Funcionários do TRE também esclarecem dúvidas sobre as próximas eleições. Os funcionários do TRE cronometram o tempo gasto durante a simulação. A média registrada para cada eleitor foi de 50 segundos.
Novidades
Este ano quem estiver fora do seu domicílio eleitoral no primeiro ou segundo turno pode requerer a habilitação para votar em trânsito para presidente da República, indicando a capital do estado onde estará presente do dia da votação. O cadastramento pode ser feito até o dia 15 de agosto. A partir de 5 de setembro, o interessado poderá consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral ou dos TREs para saber o pedido de voto em trânsito foi aceito.
Outra novidade nas eleições deste ano é a obrigatoriedade de a população ir às urnas com o título e um documento com foto. De acordo com informações do TSE, o objetivo é aumentar a segurança na identificação do eleitor e evitar situações em que pessoas votam no lugar de outras.
-
Acompanhe a posse de Javier Milei ao vivo com nossos comentaristas
-
Petrobras volta ao passado em estratégia, disputas de poder e influência política e sindical
-
Venezuela anuncia reunião com governo da Guiana para discutir disputa territorial em Essequibo
-
Protestos contra Dino no STF ocorrem no domingo sob batuta de parlamentares da oposição