• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá que dar na próxima semana seu parecer sobre o Projeto Ficha Limpa, aprovado pelo Congresso Nacional no dia 19 de maio. Lula tem até o terça-feira (8) para sancionar ou vetar a proposta de iniciativa popular que impede a candidatura de políticos condenados em segunda instância.

Se aprovada, a nova lei terá validade já para as eleições de 2010. A Advocacia-Geral da União (AGU) foi favorável à sanção da matéria da forma como foi aprovada pelos parlamentares, inclusive com a emenda polêmica que estabeleceu apenas para futuros condenados o impedimento de se candidatarem.

O texto estabelece que pessoas condenadas por corrupção eleitoral, por compra de voto ou por gastos ilícitos de recursos de campanha ficam inelegíveis por oito anos. O projeto também torna inelegíveis pelo mesmo prazo detentores de cargo na administração pública condenados em órgão colegiado por abuso de poder econômico. Juízes e integrantes do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente também não poderão se candidatar pelo prazo de oito anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]