
A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, criticou a recusa de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) em participar do debate on-line que seria promovido pelos portais iG, MSN, Terra e Yahoo, mas foi cancelado em função da desistência dos presidenciáveis. Em artigo intitulado "Por que Serra e Dilma não querem debater?", publicado na noite de quinta-feira (22) no site da candidata, Marina diz que "querem criar no Brasil o anonimato eleitoral".
"Querem criar no Brasil o anonimato eleitoral, em que o anônimo passar a ser o cidadão brasileiro privado de ter acesso sobre o que cada candidato pensa para o país. A recusa ao confronto das ideias promove o empobrecimento da democracia pela qual tanto lutamos, inclusive Dilma e Serra", diz Marina no texto.
O evento, que ocorreria na próxima segunda-feira (26), foi cancelado após Serra informar nesta quinta que não participaria por problemas de agenda. Dilma, que já havia recusado o convite no início da semana, chegou a ser alvo de uma campanha no Twitter promovida por seu coordenador de campanha , Marcelo Branco, que pediu sua presença no debate.
Sem a participação dos adversários, Marina propôs ser sabatinada pelos organizadores do evento: "Em respeito ao eleitor brasileiro, reafirmo minha disposição de estar presente em de todos os fóruns que sirvam para esclarecê-lo e me disponho desde já a participar de uma sabatina sobre as minhas propostas de governo, se os organizadores do debate cancelado assim o desejarem.", completa a candidata.
Sem citar a ausência de Serra, Indio da Costa (DEM), vice do tucano, alfinetou a ausência de Dilma nos debates, ao atacar, no Twitter, a estratégia da candidata petista na campanha. "PT se assusta e traz seu melhor jogador para o debate. Mas, se o PT vence, quem manda é Dilma -que foge dos debates- não o Lula!", escreveu no microblog.



