• Carregando...
Osmar Dias (à direita) no Paraná TV: Pronasci é aposta para segurança | Priscila Forone / Gazeta do Povo
Osmar Dias (à direita) no Paraná TV: Pronasci é aposta para segurança| Foto: Priscila Forone / Gazeta do Povo

Confira o primeiro bloco da entrevista de Osmar Dias para o Paraná TV

Confira o segundo bloco da entrevista de Osmar Dias para o Paraná TV

Privatista?

Durante seu primeiro mandato como senador, Osmar Dias, então no PSDB, votou com o partido em propostas de emenda constitucional que permitiram privatizações. Proposta de redução de multa do FGTS também causou polêmica:

Telecomunicações

A Proposta de Emenda Constitucional 36 viabilizou a exploração dos serviços de telecomunicação por empresas privadas. A PEC foi aprovada em dois turnos no Senado. Osmar Dias votou a favor da proposta em ambos.

FGTS

Em de 1997, Osmar apresentou Proposta de Emenda Constitucional 30/97 para retirar gradativamente o direito à multa de 40% sobre o FGTS que trabalhadores recebem quando são demitidos sem justa causa. Osmar atacou a multa novamente, quatro anos depois, quando apresentou projeto de lei em que propunha, além de extinguir a indenização, acabar também com os 20% a que tem direito o trabalhador demitido por culpa recíproca com o empregador. Ambos os projetos foram arquivados antes da votação.

Gás canalizado

Em agosto de 1995, Osmar votou a favor da Emenda Constitucional 9, que permitiu à União contratar empresas privadas na pesquisa e lavra de gás natural e outros fluidos.

O candidato do PDT ao governo do Paraná, Osmar Dias, defendeu ontem sua decisão de ter votado no Senado a favor da emenda constitucional que permitiu a privatização das telecomunicações no país. A votação foi objeto de crítica do principal adversário de Beto Richa (PSDB). O candidato tucano afirmou que Osmar o chama de privatista, mas já teria votado a favor de privatizações.

"Foi uma decisão tomada em conjunto pela maioria do Congresso, unindo parte da oposição à situação", disse Osmar. "Optamos por privatizar as telecomunicações diante de uma demanda da sociedade. É bem diferente de vender um banco estadual e deixar uma dívida criminosa para o estado pagar", afirmou, voltando a responsabilizar o adversário tucano pela venda do Banesta­do. A entrevista foi concedida por Osmar logo depois de sua participação no Paraná TV – 1.ª Edição.

Osmar disse que seu voto refletiu a realidade político-econômica do país durante o governo de Fer­­­nando Henrique Cardoso."Foi im­­­­portante a abertura das telecomunicações para modernizar e difundir o acesso à telefonia móvel e à informação. Não houve prejuízo para a sociedade brasileira, pelo contrário."

O pedetista negou que tenha sido privatista na votação no Senado que decidiu pela desfederalização do gás canalizado, ocorrida em 1995. "Não houve privatização. Eu votei pela desfederalização dos direitos sobre o gás, pois, neste caso, os estados têm condições melhores de gerenciar os próprios interesses do que a União. Quem optou pela privatização, o fez", defendeu-se.

Outra acusação rechaçada por Osmar diz respeito às duas propostas por ele apresentadas no Congresso, nos anos de 1997 e 2001, que pediam a redução gradativa da indenização de 40% sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o trabalhador demitido sem justa causa."Esses projetos foram retirados por mim. Conversando com as centrais sindicais tive, à época, consciência de que este não era o melhor entendimento e os retirei. A crítica é sem efeito, pois o contéudo foi repensado a tempo de não causar nenhum prejuízo ao trabalhador", afirmou.

Osmar afirmou ontem ao Paraná TV que a parceria com o governo federal será uma das principais armas para resolver o problema da segurança pública no estado. Segundo ele, as verbas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) serão fundamentais para aumentar o orçamento da área.

Osmar foi o entrevistado de ontem do telejornal, que hoje ouve o outro principal candidato ao governo do estado, Beto Richa (PSDB). Osmar também falou sobre suas propostas para questões como segurança, pedágio, agricultura e Copa do Mundo no Paraná.

O candidato prometeu criar uma agência reguladora para acompanhar as estradas pedagiadas do estado, que poderia redefinir o valor da tarifa, prometeu incentivar micro e pequenas empresas e garantiu que cumprirá a Constituição na questão das invasões rurais, depois de tentar soluções dialogadas.

Serviço:

Hoje, a entrevista no Paraná TV - 1ª Edição é com o candidato Beto Richa, a partir das 11h45.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]