• Carregando...
Aleksandar Mandic , candidato a deputado: campanha só na internet | Sérgio Castro/AE
Aleksandar Mandic , candidato a deputado: campanha só na internet| Foto: Sérgio Castro/AE

Em um escritório na Avenida Rebouças, em São Paulo, o empresário Aleksandar Mandic instalou seu comitê eleitoral. Ele concorre a uma vaga de deputado federal pelo DEM paulista. Mas, ao contrário de seus concorrentes, ele não planeja andar pelas ruas da cidade, apertar a mão dos eleitores ou sair em carreata com carro de som e bandeiras. A campanha faz jus à sua história de sucesso empresarial na área de telecomunicação e, por esse motivo, Mandic resolveu se autodenominar "candidato 2.0". Sua corrida ao Congresso será toda virtual: fez de um blog seu principal canal de comunicação, disponibilizou na internet seu celular e lançou o santinho eletrônico para seus simpatizantes receberem, pelo iPhone, um cartão com sua foto e seu número."Creio que estou adiantado no tempo. Sou o primeiro candidato 100% on-line", afirma, com orgulho. Mandic passa seus dias de campanha no comitê decorado com pufes, iluminação discreta e tapetes com desenhos de formas geométricas e rede Wi-Fi aberta a um raio de 400 metros de distância do imóvel. Mesmo aberto ao público, o comitê não costuma receber muitas visitas. Em compensação, seu blog, que é seu QG de campanha, já recebeu quase 6 mil curiosos. E ainda tem as redes sociais: Twitter, Facebook, Linkedin e Foursquare.

De acordo com ele, a campanha pela web torna mais rico o contato com a população. "Na rua, o eleitor vai apertar minha mão, mas não vai desenvolver uma conversa comigo, uma troca de ideias. Na internet, a pessoa pode fazer tudo isso porque estou sempre acessível", explica Mandic. No site dele, é possível ver propostas de eleitores e pedidos do candidato para que o visitante discorra mais sobre sua sugestão.

No endereço da web, o paulistano filho de iugoslavos postou seus projetos de campanha e permite a troca de sugestões, a apresentação de qualquer tipo de reclamação e até mesmo a indicação de vagas de emprego. Ao se cadastrar, o visitante do blog pode informar se está a procura trabalho. Uma ferramenta, então, vasculha a região in­­­­formada pelo eleitor e mostra opções disponíveis naquele momento.

Outra novidade é o santinho eletrônico inteligente – e Mandic faz questão de frisar o "inteligente". Consiste, a princípio, em um cartão digital com a foto e o número do candidato para usuários do iPhone. Com ele, o eleitor recebe uma orientação do caminho onde está até sua zona eleitoral. Além disso, o aplicativo informa a localização do comitê. E mais, dá a localização do próprio candidato. Por meio do Foursquare, indica com um ponto no mapa onde ele está naquele determinado momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]