• Carregando...
No Vigilantes da Democracia notícias são selecionadas e categorizadas para traçar um perfil dos políticos do legislativo do Paraná, tanto na esfera estadual quanto local | Reprodução/Vigilantes da Democracia
No Vigilantes da Democracia notícias são selecionadas e categorizadas para traçar um perfil dos políticos do legislativo do Paraná, tanto na esfera estadual quanto local| Foto: Reprodução/Vigilantes da Democracia
  • O Observatório da Web monitora em tempo real tudo o que é colocado na internet sobre eleições e traduz em formatos visuais mais acessíveis

As informações sobre o poder público estão cada vez mais acessíveis por meio da internet. Um grande número de sites trazem informações e notícias sobre como o dinheiro público está sendo usado e a atuação dos agentes políticos. No entanto, o conteúdo produzido é certas vezes de difícil acesso e confuso, seja por conter dados de interpretação complexa ou descritos em um linguagem não cotidiana. Com a intenção de contornar esse problema alguns sites, frutos de projetos acadêmicos, traduzem os dados para ajudar no papel de fiscal que também cabe ao cidadão.

"O principal diferencial do nosso trabalho é informar a população sobre as atividades dos políticos com uma linguagem depurada do linguajar oficial, portanto mais acessível", conta Ajelandra Nicolás, mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e uma das coordenadoras do projeto Vigilantes da Democracia, criado por um grupo de pesquisadores em parceria com a Rede de Participação Política da Federação das Indústrias do Paraná.

Alejandra explica que o trabalho consiste no acompanhamento sistemático de todos os representante legislativos do Paraná, em esfera estadual e federal, por meio de notícias que são classificadas em itens e categorias pré-selecionadas. O material vem dos principais jornais nacionais, além dos sites oficiais da Assembleia Legislativa do Paraná, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

A partir de uma metodologia própria, se quer traçar um perfil da atividade destes agentes políticos em itens definidos, como Medidas Estratégicas Prioritárias, Reformas, Gestão da Máquina Pública, Promessas Eleitorais e Propostas. "Nossa ideia é ir além da notícia dos jornais e dos sites governamentais que disponibilizam pouca informação, dando prioridade a projetos de lei". As sessões estão sendo acompanhadas desde 2007 e o monitoramento é atualizado semanalmente

Além desse trabalho, o grupo destacou pesquisadores para acompanhar as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná. Juliano Braga Griebeler, aluno do ultimo ano de Ciências Sociais na UFPR, é uma das pessoas. Há dois anos participa de todas as reuniões da CCJ, analisando e anotando a discussão dos projetos de lei. "O grande mérito do projeto é colaborar para a transparência na política, fazendo uma análise numa linguagem que foge do jargão oficial e acadêmico".

Minas Gerais

Um iniciativa semelhante é desenvolvida é o Observatório da Web, um projeto desenvolvido por um grupo de cerca de 30 pesquisadores de quatro instituições federais de ensino, aglutinadas em torno do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web e coordenado pela Universidade Federal Minas Gerais (UFMG). Desde novembro, eles desenvolvem a plataforma tecnológica integrada por dezenas de softwares capazes de extrair trilhões de dados da internet e processá-los para que forneçam conhecimento sobre fatos e pessoas.

Segundo Wagner Meira Jr., pesquisador do Observatório e professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, o observatório vai rastrear reações de usuários das redes sociais sobre a copa do mundo e eleições presidenciais. "Nosso objetivo é capturar dados da internet oriundos de todas as fontes e em todos os formatos, processá-los a apresentar os resultados de forma intuitiva e interativa", explica.

A escolha dos temas foi feita de forma a colocar o sistema sob um teste de esforço. "Queremos capturar a evolução de eventos dinâmicos em tempo real, independentemente de sua escala. Por isso selecionamos acontecimentos como eleições e copa do mundo, que possuem as características necessárias ao desenvolvimento do projeto", explica Meira.

O professor ressalta o caráter democrático da web na fiscalização do poder público. Segundo ele, por meio desse portal, todos podem avaliar o desempenho dos candidatos e investigar potenciais fatores que podem explicar esse desempenho. "Todas as informações são representadas visualmente por metáforas visuais dinâmicas e personalizadas para os respectivos tipos de informação".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]