• Carregando...

Curitiba e São Paulo - Tribunais regionais eleitorais de 11 estados brasileiros abrirão neste fim de semana, em esquema de plantão, para atender os eleitores que precisam da segunda via do título. Em outros estados haverá atendimento por telefone para tirar dúvidas. No Paraná, os fóruns e cartórios eleitorais de todo o estado funcionarão hoje e amanhã, das 9 às 17 horas. Os eleitores poderão solicitar a reimpressão do título ou a certidão de quitação eleitoral.

A partir destas eleições, os eleitores são obrigados a apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. Antes, era preciso levar apenas um dos dois. São considerados como documentos oficiais a carteira de identidade, a carteira de identidade funcional, a carteira de trabalho ou de habilitação com foto e passaporte. As certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade. A medida é uma exigência da Lei 12.034 (minirreforma eleitoral) que foi criada e aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República em setembro de 2009.

Os eleitores têm até a próxima quinta-feira, dia 30, para solicitar a segunda via do título. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu prorrogar por mais uma semana o prazo ao acatar, por unanimidade, su­­­gestão do corregedor Aldir Passarinho Júnior.

Só poderão pedir a impressão do título os eleitores que se cadastraram até o dia 5 de maio. Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas.

Biometria

No dia 3 de outubro, mais de 1,1 milhão de eleitores, de 60 municípios brasileiros, serão liberados para votar depois de serem identificados por meio de suas impressões digitais. A identificação biométrica foi implementada pelo TSE neste ano. Três cidades pioneiras no uso da nova tecnologia participarão novamente da votação nas urnas com leitores biométricos. Depois de passarem por um recadastramento eleitoral, que colheu as impressões digitais dos cidadãos aptos a votar, nas eleições municipais de 2008, os eleitores de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC) experimentaram a inovação. A expectativa é que até 2018 a nova tecnologia seja utilizada em todos os municípios brasileiros. No Paraná, a urna será usada em Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]