Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Papo de intervalo

Você já fez o seu título de eleitor?

Prazo acaba no dia 5 de maio. E nesta quarta-feira acontece o Papo Universitário, com o tema “Diários secretos e apatia juvenil”

Melhorar o país, mudar a realidade do seu estado ou exercer o seu direito de cidadão. Não importa o motivo, jovens com 16 ou 17 anos ouvidos pelo Vestibular, mesmo podendo escolher se querem votar ou não, parecem estar de olho nas eleições deste ano, quando serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos cerca de 7,5 milhões de eleitores do Paraná, aproximadamente 100 mil estão nessa faixa de idade. Os dados são de março e o número ainda deve crescer até o dia 5 de maio, fim do prazo para tirar o título de eleitor.

Para saber se os vestibulandos querem votar esse ano e qual a expectativa deles para as eleições, a repórter Rafaela Bortolin conversou com alguns estudantes.

"Desde criança, sempre quis votar. Ainda não fiz meu título, mas vou fazer. Eu e meu pai sempre conversamos sobre política e a importância de votar de maneira consciente. É fácil reclamar dos rumos do Brasil, mas cabe a nós fazermos a diferença e tentarmos mudar. Votar é um direito que todos deveriam valorizar e faço questão de exercer o meu."Paola Favoreto, 16 anos, candidata de Engenharia Civil.

"Ainda não fiz o título, mas vou fazer. Estou sem muito tempo para acompanhar o noticiário político, mesmo assim procurover o que sai nos jornais e na internet. Muitas pessoas reclamam que o Brasil está mal. Cabe a nós fazermos alguma coisa paramudar, e o voto é a garantia dessa possibilidade."Marcus Vinícius de Lara, 16 anos, vestibulando de Comércio Exterior.

"Fiz meu título e já estou acompanhando as notícias sobre política, pois essa é uma escolha importante e não pode ser feita de qualquer jeito. Ainda não escolhi meus candidatos porque quero ter mais tempo para ver o discurso de cada um e se as suas propostas podem ser cumpridas. Na hora da eleição, é fácil prometer várias coisas só para conquistar o voto. É preciso ter conteúdo."Gabriel Alberti, 16 anos, vestibulandode Engenharia Eletrônica.

"Já fiz o título e pretendo votar em outubro. Estou pesquisando sobre os candidatos para garantir que escolhi os melhores representantes para o meu estado e meu país. Estou consciente da importância do meu voto e é muito bom saber que estou contribuindo para tentar melhorar o Brasil."Tatiana Neves, 17 anos, candidata de Publicidade e Propaganda.

Papo Universitário

Os caras-pintadas são personagens do passado? Existe hoje uma ausência de atuação coletiva dos jovens? Perguntas como essas serão debatidas nesta quarta-feira (28 de abril), às 19h30, no Papo Universitário da Gazeta do Povo, que terá como tema "Diários secretos e apatia juvenil".

As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do evento. O Papo Universitário será realizado no Teatro Paiol, no Largo Professor Guido Viaro, s/n.o Todos os participantes receberão certificado correspondente a um curso de quatro horas.

Para essa edição foram convidados Adriano Codato, professor de Ciência Política da UFPR; Ana Luisa Fayet Saad, antropóloga especializada em jovens; Paulo de Rosa Júnior, presidente da União Paranaese de Estudantes; e André Gonçalves, correspondente da Gazeta do Povo em Brasília.

O Vestibular vai estar lá e todas as discussões serão postadas no blog Língua Solta. Você pode participar deixando as suas perguntas no blog ou enviando as questões para o nosso e-mail (vestibular@gazetado povo.com.br).

O Voto Consciente também estará, interagindo em tempo real via Twitter. Siga ele para saber o que vai rolar no dia. Também é possível enviar sua pergunta na hora por esse canal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.