PUBLICIDADE

CandiBook Portal dos Candidatos

Tutorial - Portal dos Candidatos

O que é

O Candibook – o Portal dos Candidatos – tem como objetivo de fornecer ao eleitor a possibilidade de conhecer melhor os políticos que participam das eleições municipais. Aqui o eleitor terá a chance encontrar informações pessoais e propostas de campanha sobre cada um dos postulantes a vaga na Prefeitura ou às cadeiras da Câmara de Vereadores. Com acesso à informação, o eleitor terá mais material para a reflexão e escolha do voto com consciência.

Dessa forma, procuramos fazer um amplo levantamento sobre os principais aspectos que podem auxiliar o leitor na hora de votar. No Candibook, você encontrará o perfil dos candidatos que concorrem nas próximas eleições. Todos os candidatos foram convidados a gravar uma entrevista em vídeo na sede da Gazeta do Povo, onde estão expostas as principais propostas de cada um e uma série de informações básicas, como bairro onde mora e outras mais curiosas, como time de futebol.

Conhecendo o Portal

A navegação pelo Candibook é bem simples. Na página inicial você encontra alguns elementos que lhe ajudarão a compreender o processo eleitoral como um todo. Entre os itens de conteúdo fixos estão: uma explicação sobre como funcionam as instituições, quais são as suas atribuições, obrigações e peculiaridades de cada função, além de um texto que vai mostrar como se elege um vereador, cargo que é eleito de forma proporcional.

No alto da página há um sistema de busca de candidatos que poderá ser o seu fiel companheiro durante o período pré-eleitoral. A ferramenta de busca poderá ser utilizada das seguintes formas: busca direta por nome ou sobrenome, pelas iniciais de cada candidato; por cargo; partido e área de atuação. Por exemplo: você pode digitar “João” no campo de busca e todos os candidatos que tiverem “João” no nome serão listados.

Se você quiser uma lista com todos os candidatos que tiverem o nome começando com a letra “E”, basta clicar no ícone “E” para ver a relação. Da mesma forma os candidatos serão relacionados se você quiser saber quem são os filiados por partido.

Após a realização da busca você vai chegar até a página do candidato escolhido. A partir daí o Candibook irá oferecer uma série de informações que julga relevante para lhe ajudar a escolher em quem votar. No questionário padrão aplicado pelos jornalistas da Gazeta, os candidatos respondem questões como área de atuação, religião, pessoas que admira na política e na vida pessoal, time de futebol e experiência política.

Também estarão bem visíveis para todos os eleitores o nome de urna, o número e a foto dos candidatos. Ainda poderão ser acessados (caso os candidatos possuam) links para sites, blogs e mídias sociais dos participantes.

Os candidatos que já ocupam cargo público e buscam a reeleição são sinalizados com um “selo” especial, bem como aqueles que buscam uma “mudança de cargo”, como, por exemplo, um deputado que tenta se eleger vereador ou prefeito.

O perfil de cada concorrente também vai apresentar o resultado do Questionário de Nolan. O teste, que foi aplicado a todos os candidatos que estiveram na redação do jornal, mostra a orientação política do concorrente, baseada em dez perguntas sobre questões civis e questões econômicas.

Entrevistas e perfis

Para a realização das entrevistas em vídeo e criação dos perfis dos candidatos, a Gazeta do Povo levou pessoalmente às sedes dos partidos uma carta explicando como seria o funcionamento do Candibook. A Gazeta do Povo solicitou de cada partido uma lista oficial com nome, telefone e e-mail de todos os candidatos. A partir dessas listas foram agendadas as entrevistas em vídeo.

Alguns partidos dificultaram o acesso às listas, o que complicou e até impossibilitou o contato com alguns dos candidatos. Dessa forma, os jornalistas tentaram, por diversos meios, contatar o máximo de concorrentes possíveis.

Foi pedida a ajuda dos partidos na divulgação do projeto, afinal o espaço aberto para todos na cobertura jornalística é inédito. O projeto segue aberto a todos os candidatos que quiserem participar. Quem vier depois, terá o vídeo publicado assim que o processo de gravação e edição for concluído. Se algumas respostas dos questionários estiverem “em branco” é porque o candidato não respondeu às questões enviadas. As informações básicas contidas nos perfis desses candidatos que não responderam ou compareçam para gravação do vídeo foram retiradas do site do Tribunal Superior Eleitoral.

Os candidatos que ainda não receberam a ligação da Gazeta do Povo e quiserem participar do Portal dos Candidatos podem entrar em contato pelos telefones (41) 3321-5901, (41) 3321-5899, ou pelo email portaldoscandidatos@gazetadopovo.com.br.