• Carregando...
 |
| Foto:

Para que eu preciso do título de eleitor?A inscrição eleitoral é obrigatória e habilita o cidadão a participar da vida política do país. O título e os comprovantes de votação são exigidos pelo empregador no momento de sua contratação. O título também é exigido para tirar ou renovar o passaporte, para recadastramento de contribuintes isentos junto à Receita Federal, para matrícula nos colégios e faculdades, para a venda de imóveis, para pleitear financiamento habitacional e para posse em cargo público.

Existe data limite para requerer a inscrição eleitoral?No ano eleitoral, o prazo para inscrição ou transferência do título termina 150 dias antes da eleição. Em 2012 o prazo terminou em 9 de maio.

Onde eu faço meu título de eleitor?Seu título deve ser emitido na cidade em que você mora, na Central de Atendimento ao Eleitor ou no Cartório Eleitoral. Caso não haja um Cartório Eleitoral em seu município, informe-se qual município responsável pelas eleições em sua cidade e compareça ao Cartório Eleitoral de lá.

Que documentos eu preciso levar para fazer o título pela primeira vez?* Documento oficial e original que contenha nome completo, data de nascimento, filiação e cidade onde nasceu (RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, Reservista e Carteira de Trabalho). Não serão aceitos a carteira de habilitação e o passaporte. * Comprovante de residência em seu próprio nome, dos pais ou cônjuge. Não são aceitas correspondências particulares. *Quitação do serviço militar (para os homens).

Para transferir meu título para outra cidade, quais documentos devo apresentar?*Documento oficial e original que contenha nome completo, data de nascimento, filiação e cidade onde nasceu (RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, Reservista e Carteira de Trabalho). Não serão aceitos a carteira de habilitação e o passaporte. *Comprovante de residência, no município, em seu próprio nome, dos pais ou cônjuge, que comprove três meses de residência. Não são aceitas correspondências particulares. *Título de Eleitor. *É preciso esperar por um prazo de pelo menos um ano da última movimentação.

Como faço para tirar a segunda via do Título de Eleitor? *Documento oficial e original que contenha nome completo, data de nascimento, filiação e cidade onde nasceu (RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, Reservista, Carteira de Trabalho). Não serão aceitos a carteira de habilitação e o passaporte.* A segunda Via do título poderá ser requerida até 10 dias antes da eleição.

Quanto eu pago para fazer o título ou para tirar a segunda via? A emissão do título de eleitor, quer seja primeira vez, segunda via, transferência ou revisão, é gratuita, desde que o eleitor esteja em dia com suas obrigações eleitorais.

Quanto tempo demora para ficar pronto? A emissão do título de eleitor acontece poucos minutos após a solicitação.

» Veja quem é obrigado a votar e em que casos o voto não é obrigatório

» Conheça as obrigações do eleitor que está fora do país

» Saiba o que é permitido e o que é proibido durante a campanha eleitoral

» Saiba como proceder na hora de usar a urna eletrônica

» Prepare-se para a votação. Saiba dia, horário e o que proibido dentro da seção

» Veja como justificar sua ausência na eleição

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]