• Carregando...
Aécio discursa após definição do segundo turno presindencial | EFE/Paulo Fonseca
Aécio discursa após definição do segundo turno presindencial| Foto: EFE/Paulo Fonseca

Veja a biografia de Aécio Neves

Natural de Belo Horizonte, Aécio Neves tem 54 anos de idade e 30 de vida política. Filho de Inês Maria e de Aécio Cunha (advogado e também parlamentar), se mudou aos 10 anos para o Rio de Janeiro, quando o pai foi fazer um curso na Escola Superior de Guerra. Viveu em terras fluminenses até completar 22 anos.

Natural de Belo Horizonte, Aécio Neves tem 54 anos de idade e 30 de vida política. Filho de Inês Maria e de Aécio Cunha (advogado e também parlamentar), se mudou aos 10 anos para o Rio de Janeiro, quando o pai foi fazer um curso na Escola Superior de Guerra. Viveu em terras fluminenses até completar 22 anos.

Convencido pelo avô Tancredo Neves a voltar a Minas Gerais, Aécio transferiu o curso de Economia para a PUC-Minas e entrou na campanha do avô pelo governo estadual. Com a vitória, o jovem mineiro foi nomeado secretário particular do governador. Ocupou o cargo até a vitória de Tancredo nas eleições indiretas para a Presidência, em 1985. Um dia antes da posse, Tancredo foi internado. Morreu pouco mais de um mês depois. Dizem que foi neste momento que Aécio decidiu trilhar seu próprio caminho político.

Um ano depois, o mineiro concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo. Foi eleito, aos 26 anos, deputado federal pelo PMDB. Dois anos depois, ainda bastante jovem, se filiou ao PSDB e foi um dos parlamentares que participaram da elaboração da Constituição de 1988.

Aécio reelegeu-se três vezes consecutivas para a Câmara dos Deputados. Foi presidente da Casa no biênio 2001/2002. Depois foi eleito governador de Minas por dois mandatos, de 2003 a 2010. Em seguida, elegeu-se para o Senado.

Em outubro do ano passado, exatamente um ano antes destas eleições, Aécio casou-se com a modelo gaúcha Letícia Weber, de 34 anos, com quem namorava havia cinco anos. Hoje o casal é pai dos gêmeos Julia e Bernardo. Antes, entre 1991 e 1998, o mineiro foi casado com a advogada Andréa Falcão, com quem teve a filha Gabriela, que tem 23 anos.

A boa costura de alianças é considerada uma das principais habilidades de Aécio. Ele conseguiu montar em Minas alianças pouco usuais. Inclusive promoveu uma inusitada aproximação entre os adversários PT e PSDB, que ajudou a eleger Marcio Lacerda prefeito de Belo Horizonte nas eleições de 2008.

  • Aécio Neves, ao lado da esposa, Letícia Weber, durante pronunciamento em Belo Horizonte
  • Candidato do PSDB discursa após a vitória da concorrente do PT

Em um rápido pronunciamento na noite deste domingo (26), o candidato derrotado à Presidência, Aécio Neves (PSDB), agradeceu aos eleitores, cumprimentou a adversária Dilma Rousseff (PT) pela reeleição e, principalmente, pediu que ela una os brasileiros a partir de agora.

Acompanhado do candidato a vice-presidente Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), do senador Antonio Anastasia (PSDB), eleito por Minas Gerais, e pelo senador eleito por São Paulo, José Serra (PSDB), Aécio iniciou o discurso por volta das 21h20 em um hotel em Belo Horizonte (MG).

"Minha primeira palavra é de profundo agradecimento a todos os brasileiros que participaram dessa festa da democracia. Seriei eternamente grato a cada um de vocês que me permitiram sonhar em construir um novo projeto", disse o tucano.

"Cumprimentei agora a pouco a presidente reeleita e a desejei sucesso na condução do novo governo, e ressaltei que a maior de todas as prioridades é unir o Brasil em torno de um projeto honrado e que dignifique o país", completou. O senador ainda fez questão de agradecer o empenho do vice na chapa, Aloysio Nunes.

"Sinto-me mais vivo do que nunca, mais sonhador do que nunca. Eu deixo essa campanha com o sentimento de que cumprimos nosso papel. São Paulo retrata para mim de forma mais clara o meu sentimento: combati o bom combate, cumpri minha missão e guardei a fé. Muito obrigado a todos os brasileiros", concluiu Aécio, que abraçou o colega José Serra e outros correligionários, entre eles o senador reeleito pelo Paraná, Alvaro Dias (PSDB), deixando em seguido o local do discurso.

Campanha sórdida

Depois de votar, no Colégio Estadual Central Milton Campos, em Belo Horizonte, Aécio Neves disse que a campanha deste ano ficará marcada como a "mais sórdida" por causa dos ataques recebidos da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). "Essa será uma triste página da história da democracia brasileira: a forma como o PT, para se manter no poder, tratou seus adversários, sejam eles Eduardo [Campos], Marina [Silva] e eu, e a forma como conduziu a sua campanha", disse. "Mas o Brasil acordou, foi para as ruas para dizer que não aceita mais que um partido se julgue dono do nosso destino. Os brasileiros foram às ruas para dizerem que querem eles próprios fazer o seu destino", disse Aécio na ocasião.

Depois, Aécio seguiu para a casa de sua irmã, Andréa Neves, na região sul de Belo Horizonte, onde aguardou o resultado da eleição. "Fiz minha parte, estou leve. Vamos aguardar agora a decisão dos brasileiros", disse ele ao chegar. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador eleito pelo estado José Serra também foram a Belo Horizonte para acompanhar a apuração. O governador reeleito do Paraná, Beto Richa, e correligionários de Pernambuco, como o governador eleito Paulo Câmara (PSB) e prefeito de Recife, Geraldo Julio (PSB), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), também eram aguardados.

Assim que a vitória de Dilma foi anunciada, o tucano telefonou para a presidente reeleita para cumprimentá-la. Dilma, que estava no Palácio do Alvorada, saiu de uma sala em que estava acompanhada de ministros para atender o telefonema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]