Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acidente

Avião de Campos foi inspecionado pela última vez em 14 de julho

Empresa responsável pela manutenção informou que, na ocasião, houve "inspeções previstas nas publicações técnicas da aeronave"

A empresa responsável pela manutenção da aeronave que caiu com o candidato à Presidência Eduardo Campos disse ter feito a última inspeção no avião em 14 de julho, menos de um mês antes do acidente. O Cessna Citation 560 XL, prefixo PR-AFA, caiu em Santos na quarta-feira da semana passada (13). Além de Campos, morreram quatro assessores, o comandante e o copiloto.

● Leia a cobertura completa da morte de Eduardo Campos

Com sede no aeroporto de Jundiaí, a Japi Aeronaves informou que, na ocasião, houve "inspeções previstas nas publicações técnicas da aeronave", sem dar detalhes. A empresa diz ainda que fez a Inspeção Anual de Manutenção da Aeronave, obrigatória; segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), essa inspeção se deu em fevereiro.

Por meio de nota, a empresa descreveu as outras manutenções: em 16 de junho, a Japi atendeu a um chamado por um problema de ignição que impediu o avião de decolar, no Paraná. O candidato Eduardo Campos chegou a comentar publicamente o episódio, em uma agenda no estado.

No dia seguinte, 17 de junho, a Japi afirma ter feito calibragem dos pneus e instalação da placa de identificação da aeronave. Nesta semana, um investigador do Cenipa, órgão da Aeronáutica que investiga acidentes aéreos, foi até a sede da empresa para obter documentos relativos à manutenção.

Por fim, a empresa disse que colabora com as investigações "no sentido de esclarecer as possíveis causas do acidente" e que não falará sobre questões técnicas antes do fim da apuração, "a fim de não gerar especulações que atrapalhem ou atrasem a conclusão dos trabalhos".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.