• Carregando...
Richa: aposta no programa de saúde Mãe Paranaense | Reprodução TV/Beto Richa
Richa: aposta no programa de saúde Mãe Paranaense| Foto: Reprodução TV/Beto Richa
  • Gleisi: apresentação aos eleitores do Paraná

Diferentemente do que ocorreu no rádio, marcado pela troca de críticas, os primeiros programas eleitorais de televisão dos candidatos ao governo do Paraná, que foram ar ontem, ficaram mais focados em biografias e propostas.

O atual governador, Beto Richa (PSDB), falou sobre o programa Mãe Paranaense, que atende a gestantes do estado. Ele utilizou a história de uma grávida com diabetes, de Telêmaco Borba, que, segundo o programa, não recebera atendimento apropriado antes do programa. Richa também veiculou imagens de uma caminhada em que o colega e candidato à Presidência, Aécio Neves, defendia sua candidatura à reeleição. O tucano aproveitou, ainda, para falar que é o primeiro nas intenções de votos, segundo a pesquisa Datafolha* divulgada na semana passada, e disse que pode vencer no primeiro turno.

No programa de rádio, Richa havia criticado a gestão anterior, chamando de "caos" a situação em que o estado se encontrava quando assumiu em 2010.

A pesquisa também foi citada por Roberto Requião (PMDB). Na tevê, Requião voltou a tocar na questão dos preços da energia elétrica e da água, citados também no rádio como resultado de má gestão, mas de forma mais propositiva: prometeu congelar a conta de água no estado pelos quatro anos de mandato. O candidato disse, também, que havia 44 hospitais que estavam funcionando adequadamente no seu governo e que agora estão "funcionando precariamente ou parados".

Já Gleisi Hoffmann (PT) aproveitou o seu programa de televisão, com muitos clipes e jingles, para apresentar sua biografia, com foco na vida política. No rádio, ela havia dito que a escolha do governo estava entre "o candidato do atraso, o candidato do continuísmo e a candidata da mudança".

*Encomendada pela RPC TV e pelo jornal Folha de S. Paulo, foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto. Foram entrevistados 1.226 eleitores em 46 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00014/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00358/2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]