• Carregando...

Dilma e Aécio farão o sexto confronto direto seguido entre PT e PSDB

A campanha eleitoral que apontava para o fim de 20 anos de polarização entre PT e PSDB na disputa presidencial teve um desfecho completamente inverso

Leia matéria completa

Apesar de o clima eleitoral não dissociar o resultado das urnas do início da corrida para o segundo turno, a propaganda eleitoral só começa oficialmente às 17h desta segunda-feira, depois de 24 horas do fim da votação, segundo o Código Eleitoral. É a partir desta hora que os candidatos podem voltar a usar alto-falantes e amplificadores de som, além de realizar comícios e distribuir material de propaganda, como panfletos e santinhos. Caso os candidatos peçam votos antes deste horário, de acordo com o TSE, a ocorrência pode configurar propaganda antecipada. Já a propaganda na TV e no rádio, agora apenas com quatro candidatos nos estados em que houver segundo turno, só reinicia no dia 11, próximo sábado. Confira a seguir os próximos passos no calendário eleitoral:

Prisão liberada

Na quarta-feira às 17h, decorridas 48 horas do término do primeiro turno, acaba também o período de cinco dias em que nenhum eleitor e candidato poderá ser preso ou detido, a não ser em flagrante ou por sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Essa prerrogativa, para os eleitores, volta a valer no dia 21, já para o segundo turno. Para os candidatos, a restrições para as prisões volta já no dia 11.

Propaganda eleitoral gratuita

O dia 11 de outubro (sábado) é a data-limite para o recomeço do horário eleitoral gratuito, nas emissoras de TV e rádio. Para essa nova etapa, o horário eleitoral será dividido igualmente entre os candidatos. Exibidos de segunda a domingo, os programas totalizarão 220 minutos diariamente. Nos estados em que a disputa para governador terminou no domingo, a propaganda eleitoral será cortada pela metade, ou seja, terá 110 minutos diários. A propaganda só termina no dia 24 de outubro, sexta-feira. A sexta-feira marca ainda a ultimo dia para a realização de debate, sendo que ele não pode estender-se além do horário de meia-noite.

Mesários

O dia 8 de outubro, quarta-feira, é o último para o mesário que abandonou os trabalhos durante a votação apresentar ao Juízo Eleitoral sua justificativa para a ausência. Já a véspera do segundo turno, no dia 25, marca o prazo para o Tribunal Superior Eleitoral tornar disponível, na sua página na internet, a tabela de correspondências esperadas entre urnas eletrônicas e seção eleitoral.

O segundo turno eleitoral acontecerá no próximo dia 26, e a votação vai das 8h até as 17h. Os eleitores precisam comparecer às suas seções eleitorais munidos de um documento oficial com foto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]