• Carregando...
 | Reprodução/Internet
| Foto: Reprodução/Internet

Confira os bastidores da produção da plataforma

Para iniciar as entrevistas, a reportagem entrou em contato com os 31 partidos políticos para obter os contatos de todos os candidatos ao pleito desse ano. Apesar da maioria fornecer as informações, alguns demoraram ou dificultaram o acesso a esses contatos. Um deles até mesmo se recusou a fornecer esses dados. Mesmo assim, outros meios, como as redes sociais, foram utilizadas para tentar o contato com os políticos. Leia mais

Faltam dez dias para as eleições e quem tem dúvidas sobre em quem votar pode utilizar diversas ferramentas para tomar a decisão. Uma delas é o Candibook, plataforma que traz informações sobre os candidatos elaborada pela Gazeta do Povo. Desde a metade de julho até meados de setembro, 695 candidatos de 78 cidades paranaenses (um total de 74,8% entre os candidatos elegíveis) foram entrevistados pela equipe do Candibook, o Portal dos Candidatos da Gazeta do Povo.

No total, foram 23 horas de gravação de entrevistas, em vídeo. A ferramenta, hospedada no site do jornal, tem como objetivo fornecer informações e entrevistas sobre os candidatos do estado para que o eleitor possa conhecê-los e vote de forma mais consciente.

A 3ª edição do projeto trouxe novamente entrevistas em vídeo de dois minutos com os postulantes a deputado estadual e federal e de três minutos para concorrentes ao Senado, Governo e Presidência. Eles foram questionados sobre a motivação de suas candidaturas e sobre quais ideias e projetos defenderão, caso sejam eleitos.

Além das gravações das entrevistas em vídeo, os candidatos também responderam a um questionário com algumas perguntas mais simples, como data de nascimento, local de nascimento e profissão e outras informações mais curiosas como livro preferido, time de futebol e pessoa que admira.

Posicionamento político

Os postulantes também responderam ao questionário de Nolan. Criado pelo cientista político americano David Nolan, ele é composto por dez perguntas sobre questões econômicas e civis. A partir das respostas, é dado um indício do posicionamento político dos candidatos entre direita, esquerda, estatista e libertário. A partir da ferramenta da Gazeta do Povo, o leitor pode realizar o teste e conferir quais candidatos mais se aproximam de suas convicções políticas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]