• Carregando...

No interior de um prédio numa avenida movimentada de João Pessoa, um cartaz chama a atenção: a presidente Dilma (PT) ao lado de Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato ao governo. Entre as fotos, o lema petista "mais mudanças, mais futuro".

A foto da "aliança" estampa um "comitê rebelde", de apoio ao PT na eleição nacional e ao PSDB na estadual.

Responsável pelo comitê Dilma-Cássio, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) diz que a iniciativa partiu de siglas que apoiam Dilma no plano nacional e Cássio localmente, como PP, PSD e PRB. "Nada mais natural que montássemos um espaço para apoiar nossos candidatos", afirmou o ex-ministro das Cidades de Dilma.

Marcada por dissidências das chapas oficiais, a campanha na Paraíba segue lógica própria, em que nenhum apoio soa insólito aos políticos. O cenário local, dizem, sempre fala mais alto.

Outro exemplo aparece a 5 km do "comitê tucano-petista". Numa casa no Tambaú funciona o comitê de apoio a Aécio Neves (PSDB) e a Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição que apoia Dilma neste segundo turno.

O espaço foi montado pelo deputado federal Efraim Filho, do DEM, partido que integra a coligação de Coutinho. "Temos que adequar nosso palaque à realidade local", diz.

Integrantes do PT da Paraíba, que faz parte da chapa de Coutinho, criticam a criação desses comitês, mas reconhece que não há como controlar as iniciativas.

Os tucanos disseram ver o movimento como natural. "As pessoas são livres para escolher os candidatos", afirma Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB.

Eleitores aproveitam os comitês para retirar material de campanha. A médica Liliana Carvalho, 30, por exemplo, passou pelo comitê "Cássio-Dilma" na quarta (23), mas apenas para pegar adesivos da petista. "Não voto em Cássio de jeito nenhum", diz.

OUTROS CASOSO fenômeno se repete em outras praças. Em Mato Grosso do Sul, cerca de 30% dos eleitores do petista Delcídio Amaral, candidato ao governo, votam em Aécio -o voto "Delcidécio". Não há um comitê oficial, mas um adesivo é visto em alguns carros com as inscrições: "Delcidécio: #aecio45 #delcidio13".

O cálculo é da própria campanha petista, baseado em pesquisas. O último Ibope, por exemplo, mostrou que 26% dos que declaram voto em Delcídio preferem Aécio a Dilma. O petista também concorre contra um tucano no Estado, o deputado federal Reinaldo Azambuja.No Ceará, embora tenha declarado voto em Dilma, o candidato ao governo Eunício Oliveira (PMDB) já subiu em palanque com imagens de Aécio e aparece em santinhos ao lado do tucano.

A campanha de Eunício nega relação com os santinhos e diz que a imagem em que aparece num palco atrás de uma imagem de Aécio é do início da campanha, numa decoração montada por um "aliado desavisado".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]