• Carregando...
 |
| Foto:

Enquanto a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) saiu vitoriosa em todas as capitais do Nordeste, o candidato derrotado Aécio Neves (PSDB) venceu em todas as do Sul e Centro-Oeste. Curitiba, inclusive, deu a maior vitória proporcional ao tucano em todas as capitais: 72,1% dos votos válidos.

INFOGRÁFICO: Veja no mapa a votação de Dilma e Aécio no Paraná

Na outra ponta, a capital que mais deu votos a Dilma foi Teresina, no Piauí: 71,7%. Nas demais regiões, Dilma e Aécio dividiram as vitórias. No Norte, Aécio venceu em cinco das sete capitais. No Sudeste, o tucano venceu em três capitais e Dilma em uma, o Rio.

Veja o resultado da apuração dos votos para presidente em todo Brasil

Veja o resultado da apuração dos votos para presidente no Paraná

Veja o resultado da apuração dos votos para presidente em Curitiba

No estado

No Paraná, Aécio atingiu 60,98% dos votos válidos contra 39,02% de Dilma, que obteve um desempenho melhor nas cidades com menos de 30 mil eleitores. Ela ficou na frente em 159 municípios paranaenses. A cidade onde Dilma recebeu a maior quantidade de votos, Pinhal de São Bento, tem pouco mais de 2,1 mil eleitores. Lá, a presidente recebeu 75,77% dos votos válidos. Aécio venceu com tranquilidade nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba. A votação do tucano também foi expressiva em Londrina, com 77,63% dos votos válidos.

Segundo o cientista político Luiz Domingos Costa, a preferência do eleitorado das menores cidades pelo atual governo mostra que a percepção sobre as condições de vida no seu município ainda é a maior razão para a escolha do candidato. Para Costa, o orçamento reduzido das pequenas cidades faz com que o governo federal apareça mais para a população.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]