• Carregando...

Propaganda irregular e flagrantes de boca de urna foram registrados durante a votação em Foz do Iguaçu, neste domingo (5). Até o início da tarde, seis pessoas haviam sido encaminhadas ao Fórum local pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal após serem identificadas fazendo boca de urna.

Durante todo o pleito foram registrados seis flagrantes, segundo a Polícia Federal. O balanço foi divulgado por volta das 16h30. Entre os materiais apreendidos estão placas, cavaletes e santinhos deixados irregularmente nas ruas da cidade. As pessoas envolvidas foram encaminhadas ao Fórum onde foi lavrado Termo Circunstanciado – feito em ocorrências de menor potencial ofensivo.

O delegado da Polícia Federal (PF), Rodrigo Campos Costa, disse que o aparato de segurança montado na cidade ajudou a coibir a prática de crimes eleitorais. Cerca de 180 agentes ficaram de prontidão, além de equipes da Polícia Militar e Guarda Municipal. "A presença física da polícia federal na região foi bastante intensa e acreditamos que isso veio a inibir a prática de crimes eleitores", afirma.

A ‘sujeira eleitoral’ também foi intensa na cidade, principalmente em colégios situados nos bairros. Santinhos foram espalhados no entorno de boa parte dos locais de votação, inclusive de candidatos a deputado que não são da cidade.

Fronteira

Muitos brasiguaios cruzaram a fronteira para votar em Foz do Iguaçu e cidades vizinhas. Apesar de viverem no país vizinho, eles mantêm os títulos no Brasil onde têm parentes.

Aqueles que optaram por ficar no Paraguai, fizeram cadastro em repartições consulares para votar apenas para presidente. No Consulado de Ciudad del Este, fronteira com Foz do Iguaçu, 3.200 eleitores estavam aptos a votar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]