• Carregando...
 | Internet/ Reprodução
| Foto: Internet/ Reprodução

Os eleitores mais uma vez resolveram ignorar as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e voltaram a publicar 'selfies' com as urnas neste domingo (26). O tumblr chamado #SelfieNaUrna, criado durante o primeiro turno das eleições, voltou a exibir imagens feitas por internautas neste segundo turno das eleições (26).

Além das 'selfies' que foram registradas - inclusive uma em que as mesárias de uma sessão eleitoral aparecem - muitos postam fotos dos votos. Alguns fizeram até vídeos do voto.

De acordo com a lei eleitoral, além de celular, é proibido portar máquina fotográfica, filmadora ou qualquer outro aparelho que possa comprometer o sigilo do voto. O equipamento deve ficar desligado com o mesário da seção na hora de votar. Quem for pego fazendo uma imagem pode ser detida.

Apesar disso, o presidente do TSE, Dias Toffoli, disse ter observado uma redução nas ocorrências de pessoas que tiraram selfies na hora de votar. Segundo ele, houve uma orientação para que os mesários lembrassem aos eleitores que não é permitido levar o telefone celular para a cabine de votação. "A orientação é pedir para a pessoa deixar o celular na mesa de recepção de voto e não ir com o celular para a cabine. O voto é secreto, é sigiloso. É claro que a Justiça não faz uma revista, pois evitamos qualquer tipo de constrangimento ao eleitor para que não haja problemas ou desestímulo. Mas houve um reforço a essa orientação (de não levar o celular para a cabine)".

No primeiro turno, até alguns famosos aderiram ao 'selfie eleitoral'. Foi o caso da produtora Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano Veloso, que postou em seu perfil do Facebook a tela com seu voto para deputado estadual. A imagem foi deletada pouco tempo depois. Pouco tempo depois, em seu perfil do instagram, a produtora pediu desculpas. "Não sabia que era crime postar foto-montagem simulando meu voto! Apaguei porque a repercussão mostra que não entenderam. desculpem o transtorno", escreveu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]