• Carregando...

Cerca de 25% dos eleitores usarão urna biométrica no Paraná

Cerca de 25% do eleitorado do Paraná usará o sistema biométrico para se identificar e liberar a urna para a votação

Leia matéria completa

Paraná terá mais de 100 mil mesários trabalhando nas eleições

Cerca de 103 mil mesários devem trabalhar no Paraná nestas eleições, cujo primeiro turno acontece em 5 de outubro

Leia matéria completa

Apesar de ter o maior colégio eleitoral do Paraná, Curitiba não abriga o maior local de votação – nesse quesito, aparece apenas em quarto lugar. O local que reúne mais eleitores no Paraná está no oeste do estado, em Foz do Iguaçu. Trata-se do Colégio Anglo Americano, que tem 38 sessões eleitores e reúne cerca de 11 mil votantes.

Os dados consolidados dos votantes no Paraná foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Guia do Eleitor: encontre seu local de votação e veja os documentos aceitos na hora de votar

Guia do Eleitor: confira a ordem de votação na urna eletrônica

No Portal dos Candidatos – Candibook você pode acessar o perfil de todos os candidatos

O Colégio Estadual Tiradentes, em São José dos Pinhais, é o segundo maior. Por lá, votam mais de 9 mil pessoas, em 23 sessões. Em seguida vem a Universidade do Norte do Paraná (Unopar) em Londrina, com 8,6 mil eleitores, em 22 sessões.

Curitiba aparece em quarto e quinto lugares. Os colégios estaduais Cecília Meireles e Nossa Senhorinha de Moraes Sarmento, nos bairros Alto e Cajuru,respectivamente, reúnem mais de 8,2 mil pessoas cada no dia da votação.

Curitiba é o maior colégio eleitoral

A diferença entre o maior e o menor colégios eleitorais do Paraná chega a quase cem vezes. Principal colégio, a capital Curitiba tem mais de R$ 1,2 milhão de eleitores, enquanto o menor - Jardim Olinda - tem cerca de 1,3 mil votantes.

Seguem a lista dos cinco maiores colégios eleitorais Londrina (331 mil eleitores), Maringá (248 mil), Ponta Grossa (233 mil) e Cascavel (208 mil). Também aparecem entre as cidades com eleitores Foz do Iguaçu (190 mil), Guarapuava (122 mil) e Paranaguá (103 mil). As cidades da região metropolitana de Curitiba (RMC) São José dos Pinhais, Colombo e Araucária completam a lista das dez maiores em números de eleitores, com 188 mil, 148 mil e 96 mil pessoas, respectivamente.

Com 11 milhões de habitantes, o Paraná tem atualmente cerca de 7,9 milhões de eleitores. Apenas em Curitiba, haverá, no dia da votação, quase 4 mil urnas, distribuídas em 415 locais de votação. Em todo o estado, serão 5.395 locais de votação e 25,8 mil urnas eletrônicas instaladas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]