• Carregando...
 |
| Foto:

Assuntos

Temas que os candidatos devem abordar no debate:

Polêmicas

Empréstimos: Richa acusa o governo federal, Gleisi e Requião de terem dificultado a obtenção de empréstimos pelo estado. Ideb: Paraná caiu da terceira para a oitava posição no ranking nacional na gestão de Richa.

Substituição tributária: Requião acusa Richa de "quebrar" pequenas e microempresas com antecipação de receita.

Escândalos

Caso Gaievski: Ex-assessor de Gleisi na Casa Civil da Presidência, ele responde a 17 processos por crimes sexuais contra menores.

Sogra fantasma: Secretário especial de Richa, Ezequias Moreira responde processo por ter empregado a sogra por 11 anos na Assembleia Legislativa sem trabalhar.

Cavalos: Inquérito da PM concluiu que cavalos de Requião foram mantidos com recursos públicos quando ele foi governador.

Fantasmas: Ministério Público abriu inquérito para apurar a contratação de funcionários fantasmas por Richa, quando ele foi deputado, entre 1995 e 2000.

A Gazeta do Povo vai acompanhar em tempo real, em seu site, o debate entre os candidatos ao governo do Paraná, nesta noite, na RPCTV.

O evento começa às 22h50. Para acompanhar a cobertura, basta entrar no site da Gazeta.

INFOGRÁFICO: Confira as regras e o formato do debate

A cobertura da Gazeta terá informações, em tempo real, de repórteres in loco no debate; e de jornalistas presentes na redação. Também haverá comentários dos blogueiros Ana Paula Mira (do blog Toda Letra) e Willian Bressan (do blog Sintonizando).

Debate é decisivo para candidatos

Depois de uma semana de troca de acusações e denúncias mútuas circulando na internet, sete dos oito concorrentes ao Palácio Iguaçu se encontram frente a frente hoje à noite no debate da RPC TV. Na reta final da eleição, o debate é visto pelas coordenações de campanha como a oportunidade para vencer no primeiro turno – no caso de Beto Richa (PSDB), líder na última pesquisa Ibope* – ou convencer o eleitor a levar a disputa para o segundo turno – aposta especialmente de Roberto Requião (PMDB), mas também de Gleisi Hoffmann (PT), terceira colocada no último levantamento*.

INFOGRÁFICO: Confira as regras e o formato do debate

De acordo com a assessoria de Gleisi, o "foco será na apresentação de propostas". A campanha não se mostra preocupada com possíveis ataques à candidata e afirma que o espaço será utilizado para "mostrar aos paranaenses por que Gleisi é a mais preparada para governar o estado". Já Requião foi o mais lacônico. Por meio da assessoria, informou apenas que não haveria "nenhuma estratégia para o dia do debate".

Coordenador da campanha de Richa, o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD) disse que o candidato à reeleição vai focar a participação no debate nas realizações como governador e nas propostas para mais quatro anos. "Vamos espelhar o que foi a campanha", afirma Sciarra. Os três candidatos não têm agenda pública hoje para se preparar para o debate.

Participam ainda Bernar­­do Pilotto (PSol), Tulio Bandei­­ra (PTC), Ogier Buchi (PRP) e Geonisio Marinho (PRTB). Rodrigo Tomazini, do PSTU, não participa porque o partido não tem representação na Câmara Federal, conforme faculta a legislação.

Serviço:

O debate será transmitido pela RPC TV após a novela Império, a partir das 22h50. * O Ibope entrevistou 1.204 eleitores, em 65 municípios, entre 24 a 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais. O nível de confiança é de 95%. Registro no TRE é PR-00042/2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]