• Carregando...

O candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, fez uma piada sobre o pagamento do piso nacional dos professores e, depois, acabou pedindo desculpas pela declaração.

Em entrevista ao portal Terra nesta segunda-feira (20), o peemedebista foi questionado sobre a remuneração do magistério e disse: "O piso, eu vou lá na Tumelero [loja de material de construção] e eles te dão um piso melhor... Ali tem piso bom".

Horas depois, a declaração começou a ser divulgada nas redes sociais por militantes do candidato petista Tarso Genro, com quem Sartori disputa o segundo turno. O governador Tarso publicou o trecho em sua página no Youtube.

Ainda nesta segunda (20), o sindicato Cpers (Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul) repudiou a fala do candidato do PMDB em nota. Disse no comunicado que o tema "não deve ser objeto de chacota ou brincadeiras" e que o episódio mostrou falta de respeito.

Diante da má repercussão, Sartori, também em nota, afirmou que o vídeo divulgado tirava a declaração do contexto. Mas pediu desculpas "por qualquer mal-estar causado" e lembrou que também já foi professor. Ele disse ainda que está sendo vítima de um "vale-tudo" do PT na reta final da campanha.O pagamento do piso nacional do magistério foi um dos principais assuntos do governo Tarso Genro. A oposição e o sindicato criticaram o governador por não pagar a remuneração, apesar de ter assinado a lei que criou o piso na época em que foi ministro do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pesquisa

A pesquisa de intenção de votos mais recente, feita pelo Ibope no período de 14 a 16 de outubro e divulgada pelo jornal Zero Hora no sábado, 18, aponta favoritismo de Sartori parta vencer a eleição. O candidato do PMDB teve 52% da preferência dos 1.008 entrevistados, correspondente a 60% dos votos válidos, enquanto Tarso ficou com 34% (40% dos válidos). A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul sob o número RS-00029/2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]