• Carregando...
 | Rodolfo Stuckert/ Camara dos Deputados
| Foto: Rodolfo Stuckert/ Camara dos Deputados

A professora e advogada Luciana Krebs Genro concorre pela primeira vez à Presidência. Filha do governador gaúcho e ex-ministro de Lula, Tarso Genro (PT), e de Sandra Krebs Genro, Luciana nasceu em 1971 em Santa Maria (RS).

Devido ao parentesco, foi impedida pela Justiça de participar do processo eleitoral em 2012. Ela também é neta de Adelmo Simas Genro, membro do antigo PTB e cassado pela ditadura quando era vice prefeito de Santa Maria (RS), e sobrinha do jornalista marxista Adelmo Genro Filho.Em 1974, após o retorno do pai do exílio, Luciana foi morar em Porto Alegre (RS).

Aos 14 anos, começou sua trajetória política no movimento estudantil. Depois, entrou na Convergência Socialista, grupo interno do PT. Nesse período, conheceu Roberto Robaina, com que teve seu filho, Fernando Marcel Genro Robaina, em 1988.Aos 23 anos, Luciana foi eleita deputada estadual pelo Rio Grande do Sul, sendo reeleita para o cargo quatro anos depois. Em 1997, Luciana se casou com o jornalista Sérgio Bueno.

Em 2002, foi eleita deputada federal pelo PT. No ano seguinte, foi expulsa da sigla ao lado de outros petistas, como a então senadora Heloísa Helena e os deputados Babá e João Fontes. Todos se opunham à reforma da previdência proposta pelo então presidente Lula.

Com os ex-correligionários, Luciana ajudou a fundar o PSOL, que teve registro concedido em 2005. No ano seguinte, ela foi reeleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul.

Durante sua passagem pela Câmara, Luciana conseguiu aprovar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara projeto que regulamenta impostos sobre as grandes fortunas. A Constituição de 1988 criou esse imposto, mas, por não haver uma regulamentação, ele nunca foi cobrado. Ela também integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito do Apagão Aéreo da Câmara.

Em 2008, Luciana concorreu à Prefeitura de Porto Alegre e terminou o pleito em quarto lugar. Dois anos depois, disputou cargo para deputada federal do Rio Grande do Sul, mas não conseguiu se reeleger, mesmo conquistando a oitava maior votação no Estado, com 129.501 votos.

Formada em direito na Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) em 2011, Luciana atua nas áreas de direito previdenciário e direito penal. No mesmo ano, passou a integrar a Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Rio Grande do Sul.

Número 50Partido PSOLVice JORGE PAZPartido PSOLColigação PARTIDO ISOLADOPartidos PSOL

Nome completo LUCIANA KREBS GENRONascimento 17/01/1971Município de nascimento SANTA MARIA (RS)Estado civil CASADAGrau de instrução SUPERIOR COMPLETOOcupação ADVOGADA

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]