• Carregando...
Aécio com Richa: presidenciável tucano conta com o apoio da principal liderança no Paraná | Henry Milléo/ Gazeta do Povo
Aécio com Richa: presidenciável tucano conta com o apoio da principal liderança no Paraná| Foto: Henry Milléo/ Gazeta do Povo

Em 2010, PSDB absorveu maior fatia de votos de Marina

Apesar de montarem estratégias diferentes para conquistar o eleitor paranaense no segundo turno, as campanhas de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) devem focar igualmente as atenções nos eleitores de Marina Silva (PSB). Na eleição presidencial de 2010, por exemplo, o tucano José Serra teve vantagem no estado em relação a Dilma Rousseff (PT), com quem disputou a eleição. Naquele ano, o PSDB conseguiu absorver, no estado, maior proporção de votos da então candidata do PV Marina Silva no 1.º turno.

Marina fez 944 mil votos no Paraná em 2010. Enquanto isso, no primeiro turno, o candidato do PSDB José Serra teve 2,6 milhões de votos no estado – 296 mil a mais que Dilma. Na segunda etapa da eleição, ele conseguiu a preferência de 3,2 milhões de eleitores, o que representa um acréscimo de aproximadamente 600 mil votos. Já a petista absorveu 282 mil votos a mais no segundo turno em comparação com o primeiro.

Em 2014, Marina conseguiu a preferência de 860 mil eleitores do Paraná. E a tendência, para especialistas, é que a maior parte deles migre para o lado tucano no segundo turno. "O voto na Marina não é homogêneo. Uma parte tem tendência à esquerda. Mas, no Paraná, esse voto representa o anti-PT", avalia o cientista político e professor de Sociologia da Universidade do Norte do Paraná (Unopar) Marco Rossi. "Quem votou nela [Marina], votou na oposição, então há uma tendência desse grupo se manter na oposição no segundo turno", concorda o cientista político e professor do grupo Uninter Hélio Godoy.

O coordenador da campanha de Dilma no estado, deputado federal Dr. Rosinha (PT), discorda dessa posição e diz acreditar que a petista deve absorver a maioria dos eleitores da Marina. "O eleitorado dela tem mais preferência pela Dilma do que pelo Aécio, pelas próprias posições dela", diz. Do outro lado, o deputado Abelardo Lupion (DEM), coordenador da campanha do tucano, dá como certa uma migração automática dos eleitores do PSB para o PSDB. "Ainda mais se for confirmado o apoio oficial dela ao Aécio, o que está praticamente certo", diz.

  • Dilma com Lula e Gleisi: petista busca atrair os paranaenses que votaram em Marina Silva

O cenário paranaense favorece o presidenciável Aécio Neves(PSDB) na disputa no estado com a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. A reeleição do governador Beto Richa (PSDB) já no primeiro turno, a expressiva votação de Alvaro Dias (PSDB) para o Senado e a tradição do Paraná como reduto eleitoral tucano são fatores apontados por especialistas que favorecem Aécio no estado.

INFOGRÁFICO: Veja números do PSDB no Paraná

Veja o resultado da apuração dos votos para presidente em todo Brasil

Veja o resultado da apuração dos votos para presidente no Paraná

Já no primeiro turno, Aécio se saiu melhor que os três últimos presidenciáveis do PSDB no Paraná e obteve no primeiro turno uma vantagem de 1 milhão de votos em relação à petista. No pleito de 2010, por exemplo, o então candidato José Serra (PSDB) também venceu o primeiro turno no Paraná, mas com uma diferença bem menor: de 296 mil votos. Mesmo no segundo turno, a margem entre Serra e a atual presidente foi de 633 mil eleitores.

Para especialistas, a tendência é que o senador mineiro cresça no segundo turno beneficiado pela migração dos eleitores de Marina Silva (PSB) (leia mais na matéria abaixo). "Eleitoralmente, existe um desgaste do PT no estado desproporcional ao restante do país", avalia o cientista político Marco Rossi, professor de Sociologia da Universidade do Norte do Paraná (Unopar).

O cientista aponta ainda que, além da posição conservadora dos eleitores do estado, a dedicação que Richa e Alvaro devem dar à campanha do presidenciável explica essa tendência. O governador não descarta a possibilidade de se licenciar do cargo para se dedicar à campanha do companheiro de partido e o senador já se colocou à disposição de Aécio para fortalecer o nome dele no estado.

Estratégias

A vantagem do presidenciável tucano no Paraná faz com que as estratégias de ambas as campanhas sejam diferentes no estado. Enquanto que os petistas devem se preocupar em desconstruir a ideia de "discriminação" do governo federal no repasse de verbas para o estado, os tucanos devem investir pesadamente nesse discurso. "O eleitorado paranaense deixou clara a insatisfação com o governo federal. O discurso de Richa de sermos grandes ‘contribuintes’ e recebermos pouca verba pegou", analisa o cientista político e professor do grupo Uninter Hélio Godoy.

Para o deputado Dr. Rosi­­nha (PT), coordenador da campanha da presidente Dilma no Paraná, a "união" dos candidatos derrotados ao governo Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) e dos militantes de ambos os partidos em torno da reeleição da presidente no estado pode fazer a diferença. "O desafio aqui é maior, pois o PSDB se reelegeu no primeiro turno, mas os partidos coligados [pela reeleição de Dilma] também não se preocupam mais com a eleição de governo e podem se dedicar à campanha presidencial", aponta.

Já para o coordenador de campanha de Aécio Neves no sul do país, deputado federal Abelardo Lupion (DEM), o candidato tucano deve intensificar a campanha de segundo turno nos estados onde se saiu vitorioso na primeira etapa da eleição, o que inclui o Paraná. "Além disso, já houve a colagem da imagem do Aécio no Beto [Richa]. A votação dos dois no estado foi muito parecida e há uma tendência natural de crescimento", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]