• Carregando...
Rodrigo Rocha Loures assume a direção estadual do PMDB no lugar de Osmar Serraglio | Albari Rosa/Gazeta  do Povo
Rodrigo Rocha Loures assume a direção estadual do PMDB no lugar de Osmar Serraglio| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Comissão Executiva Nacional do PMDB confirmou nesta segunda-feira (18) as mudanças realizadas pelo Diretório do PMDB do Paraná na Executiva Estadual. Na última sexta-feira (15), 42 dos 71 membros do diretório aprovaram a destituição de cinco membros, inclusive o presidente Osmar Serraglio e o secretário-geral Orlando Pessuti, e colocaram cinco novos nomes no grupo, todos aliados do senador Roberto Requião, candidato peemedebista ao governo do Estado. Com isso, Rodrigo Rocha Loures passa a ser o novo presidente do partido no estado.

Na prática, isso significa que Requião, que não participa oficialmente da Executiva, terá mais poder dentro do partido. Entre os novos membros da Executiva, inclusive, estão seu filho, Maurício Requião Filho, e seu sobrinho, João Arruda. Pela decisão, assinada pelo presidente nacional do partido, Michel Temer, essa Executiva comandará o partido até novembro, o fim do mandato da atual gestão. Uma nova eleição deve ser marcada para esta época.

Os aliados de Requião consideraram que os membros depostos estariam atrapalhando a campanha do candidato. Inicialmente, foi alegado que a permissão para que candidatos do partido fizessem campanhas para outras legendas desrespeitaria o estatuto do partido. Por causa disso, uma reunião do diretório foi convocada para a última sexta-feira e, por causa do fechamento da sede por luto a Eduardo Campos, ela acabou sendo realizada na frente da sede do partido. Dos 71 membros, 43 compareceram e 42 foram favoráveis às mudanças.

O novo secretário-geral, Sérgio Ricci diz que o diretório seguiu todas as determinações do regimento do partido e que os novos membros da Executiva já devem começar a exercer suas funções a partir desta terça-feira (19).

Serraglio contesta o alcance da decisão de Temer. No seu entendimento, o documento diz apenas que o presidente reconhece o pedido, mas que ele ainda precisaria ser submetido à apreciação do resto do partido. Ele disse ainda que Temer não foi avisado sobre a ação na Justiça contra Requião e seus aliados. A reportagem consultou a direção do PMDB e foi informado de que a mudança no comando peemedebista já está valendo – ela, inclusive, foi publicada no site oficial do partido.

Rocha Loures, que foi assessor direto de Temer, disse que todo o processo foi analisado pelos advogados do partido e que foi constatado que todas as regras partidárias foram cumpridas – logo, o assunto estaria encerrado. Ele diz que, agora, deve trabalhar pela unidade do partido. "Não poderíamos trabalhar pela unidade partidária com o presidente trabalhando contra a campanha majoritária", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]