• Carregando...
Ratinho Júnior (PSC) foi o candidato a deputado estadual mais votado no Paraná | Andre Rodrigues/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ratinho Júnior (PSC) foi o candidato a deputado estadual mais votado no Paraná| Foto: Andre Rodrigues/Agência de Notícias Gazeta do Povo

A Assembleia Legislativa do Paraná sofreu um processo de renovação forçada: a votação expressiva de Ratinho Jr. (PSC) ajudou a eleger nove candidatos que nunca tinham exercido cargo na Casa.

A bancada do PSC também inflou repentinamente, passando dos atuais dois deputados para 12 – a maior, se não forem consideradas as coligações. A base de apoio ao governador Beto Richa (PSDB) também aumentou. O PT elegeu três parlamentares – e viu a bancada ser reduzida em mais da metade. O PMDB também encolheu, perdendo cinco cadeiras.

Veja o resultado da apuração dos votos de todos os candidatos a deputado estadual no Paraná

Veja o resultado da apuração dos votos de todos os candidatos a deputado federal no Paraná

Dos 54 deputados estaduais, 33 se reelegeram – número maior do que o registrado em 2010. Também é preciso considerar que quatro parlamentares decidiram não concorrer e que cinco disputaram outros cargos. Para o cientista político Fabricio Tomio, professor da UFPR, não dá para dizer que a composição da Assembleia ficou muito longe do script esperado. A renovação estaria muito mais vinculada à perda de tamanho de algumas bancadas e ao crescimento do PSC, e não necessariamente ao desejo do eleitor de escolher novos políticos. "Não há um espírito real de mudança se três foram reeleitos em cada quatro que se candidataram", diz. Além disso, entre os novos eleitos estão muitos políticos com relações familiares na política (veja matéria na página ao lado).

"Beto Richa terá uma base de apoio ainda mais ampla, mas não se sabe se muito fiel", destaca Tomio. Ele ressalta que o perigo para o governador passa a ser a possibilidade de oposição interna, com tantos partidos negociando espaço. "É preciso ver, por exemplo, como vai ser a articulação para a mesa da Assembleia", comenta. Com os 300 mil votos conquistados, o poder de Ratinho Jr. na Assembleia também deve ser considerado. Ele inclusive já declarou que pretende disputar a presidência da Casa. "É preciso considerar que, mesmo com eleição garantida para a Câmara Federal, ele escolheu ficar no Paraná", reforça Tomio. A composição da Assembleia Legislativa ainda pode mudar porque alguns concorrentes estão com a candidatura impugnada e os votos que receberam não foram contabilizados.

Preso

Entre os deputados estaduais eleitos pelo PSC está Marcio Nunes, ex-presidente do Instituto de Águas do Paraná, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Na semana passada, ele foi preso em um supermercado de Campo Mourão acusado de comprar carne para eleitores. Foi levado à Polícia Federal (PF) em Maringá e pagou fiança de R$ 15 mil para ser solto.

Quem são os novatos do PSC

Guto Silva – Mora em Pato Branco, onde foi vereador. Recentemente ocupava o cargo de subchefe da Casa Civil do Paraná.

Marcio Nunes – Mora em Campo Mourão e ocupava o cargo de presidente do Instituto das Águas do Paraná.

Palozi – foi prefeito de São Jorge do Patrocínio.

Claudia Pereira – foi assessora parlamentar de Reni Pereira, na Assembleia Legislativa. Ocupava o cargo de secretária municipal de Assistência Social em Foz do Iguaçu.

Cobra Repórter – trabalha em um programa policial de Rolândia.

Hussein Bakri – foi prefeito de União da Vitória.

Wilmar Reichembach – foi prefeito de Francisco Beltrão.

Missionário Ricardo Arruda – era suplente de deputado federal e chegou a assumir o cargo por alguns meses.

Alexandre Guimarães – foi secretário de governo em Campo Largo e é filho de Affonso Guimarães, prefeito da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]