• Carregando...

Fernando Haddad (PT) virou o jogo sobre o adversário José Serra (PSDB) em oito zonas eleitorais em que o tucano havia vencido no primeiro turno e avançou sobre 18 distritos em que o prefeito Gilberto Kassab (PSD) superou a petista Marta Suplicy na eleição de 2008.

O resultado deste domingo consolida a histórica votação expressiva do partido na periferia da capital e marca a volta do PT ao centro expandido após 12 anos com uma vitória na Santa Ifigênia. Lá, Haddad venceu Serra por 51% a 49%. No primeiro turno, o tucano havia vencido por 36% a 27%.

A maior expansão petista ocorreu na zona leste, onde Haddad venceu em dez distritos em que Marta havia perdido há quatro anos. Em São Miguel, por exemplo, o futuro prefeito bateu Serra por 67% a 33%, enquanto que em 2008, Kassab havia superado a petista por 58% a 42%.

Ao todo, Haddad venceu Serra em 35 das 58 zonas eleitorais da cidade. O caso mais emblemático foi na Capela do Socorro (zona sul), tradicional reduto vermelho, em que Marta havia perdido em 2008. Hoje, o distrito deu 61% dos seus votos a Haddad.

Herança

O petista foi o principal herdeiro dos 36% dos votos dados a Celso Russomanno (PRB) e Gabriel Chalita (PMDB), respectivamente terceiro e quarto colocados no primeiro turno. O peemedebista apoiou Haddad no segundo e Russomanno, que liderou a disputa até a última semana, ficou neutro.

Isso fez com que Haddad ampliasse sua margem de vitória sobre o rival. Em Itaim Paulista (zona leste), por exemplo, onde Haddad havia vencido com 38%, Serra somou 15% e Russomanno teve seu melhor desempenho, com 30%, o petista bateu ontem tucano por 74% a 26%.

A herança desses votos também ajudou Haddad a reverter a expansão da mancha de votação em candidatos rivais observada desde a vitória de Serra, em 2004. Em 2008, Kassab havia ampliado o número de zonas eleitorais conquistadas próximos aos extremos da cidade.

Na zona norte, por exemplo, o PT havia perdido Pirituba e Nossa Senhora do Ó em 2008 por até 63% a 37% para Kassab, e agora venceu com Haddad por até 53% a 47% sobre Serra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]