• Carregando...
 |
| Foto:

Nenhum vereador de Curi­­tiba conseguiu se eleger deputado em 2014. Ao todo, 14 vereadores da capital tentaram "subir de divisão" no jogo político do estado. Quem chegou mais perto foi Cristiano Santos (PV), que fez 35.293 votos para deputado federal e ficou como primeiro suplente. Entre os estaduais, Sabino Picolo (DEM) foi o mais bem votado: 23.296 votos, e a quinta suplência de sua coligação. Desde 1998, pelo menos um vereador curitibano conseguia se eleger deputado estadual ou federal a cada eleição.

INFOGRÁFICO: Veja a votação obtida pelos vereadores

Veja o resultado da apuração dos votos de todos os candidatos a deputado estadual no Paraná

Veja o resultado da apuração dos votos de todos os candidatos a deputado federal no Paraná

Um dos derrotados nas urnas foi o presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV). De acordo com ele, ao contrário de outras câmaras no estado, o Legislativo da capital não teria sido usado como máquina de campanha – o que teria prejudicado as votações dos vereadores. "A Câmara não deixou de trabalhar, não teve mudança de agenda, não teve sessão cancelada, fizemos votações importantes. Isso pode ter prejudicado os candidatos, mas certamente não prejudicou a cidade", diz.

Candidato a deputado federal, Salamuni fez 15.482 votos – apenas a quinta suplência do PV. Apesar do desempenho, ele diz não ter ficado chateado com a votação. "Não tenho do que reclamar, dobrei minha votação em relação à campanha para vereador", diz, ressaltando que não pôde fazer campanha no interior por causa de suas obrigações como presidente da Câmara.

Outro fator que pode ter influenciado no insucesso geral dos vereadores é o alto número de "campeões de votos" em Curitiba. Para federal, Christiane Yared (PTN) fez 139 mil votos na cidade e o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) fez 79 mil. Já para estadual, Ratinho Júnior (PSC) fez 111 mil votos em Curitiba. Esses fenômenos não "roubaram" votos só dos vereadores candidatos, mas também de deputados candidatos à reeleição com base no município. Angelo Vanhoni (PT), Osmar Bertoldi (DEM) e Stephanes Jr. (PMDB), todos ex-vereadores, estão entre os que ficaram de fora.

Passado

Nas últimas quatro eleições, a Câmara conseguiu eleger pelo menos dois candidatos. Na eleição passada, Roberto Acioli (PV) e Cantora Mara Lima (PSDB) foram eleitos deputados estaduais. Em 2006, foram quatro vereadores eleitos deputados: Stephanes Jr., Bertoldi, Fábio Camargo e Ney Leprevost. Em 2002, foram eleitos quatro deputados estaduais (Ailton Araújo, Mauro Moraes, Natálio Stica e Tadeu Ve­­neri) e uma deputada federal (Dra. Clair). Em 1998, Renato Gaúcho havia sido eleito deputado estadual e Gustavo Fruet e Íris Simões se tornaram deputados federais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]