• Carregando...
Doria (à esq) em vídeo de apoio a Greca | Reprodução/Facebook
Doria (à esq) em vídeo de apoio a Greca| Foto: Reprodução/Facebook

Desde o último dia 15, quando recomeçou a propaganda eleitoral gratuita, a campanha de Rafael Greca (PMN) tem exibido um vídeo em que o candidato à prefeitura de Curitiba recebe o apoio do prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB). Na peça publicitária os dois falam sobre experiência de gestão e parcerias na administração das duas cidades.

A tática de trazer figuras nacionais para as campanhas locais não é novidade nesta campanha. No primeiro turno, o senador Cristovam Buarque (PPS) declarou seu apoio a Gustavo Fruet (PDT) também durante o programa eleitoral.

Ney e Greca prometem melhorar a cultura, mas não explicam como

Leia a matéria completa

Já Ney Leprevost (PSD), por enquanto não apareceu ao lado de políticos de expressão nacional, mas exibiu um vídeo com o apoio do apresentador de televisão Ratinho e citou, durante um evento de campanha, as vantagens que seu bom relacionamento com o ministro Gilberto Kassab, de seu partido, o PSD, trariam a Curitiba.

“Por enquanto, o nosso maior apoio é da população curitibana”, disse Leprevost.

Para o cientista político Luiz Domingos Costa, essa tática de trazer figuras políticas de expressão nacional serve como reforço da imagem que a propaganda política está construindo. “No caso do Greca, a imagem que a campanha quer passar é a de um gestor experiente e no vídeo isso falado por alguém que é gestor [João Doria]. Ele repete isso, tem coerência com o roteiro do programa do Greca”, avalia.

O posicionamento de Greca sobre o apoio de Doria corrobora a análise de reforço da imagem de gestor. “Antes de tudo foi um reencontro de amigos. Espero ter uma troca de experiência de gestão e ampliar o intercâmbio num projeto de expansão e circulação da nossa produção cultura”, disse o candidato por meio de nota.

Para Luiz Domingos Costa, esse tipo de apoio também ajuda o eleitor a identificar seu candidato em relação à política nacional. “É bom que isso aconteça porque posiciona a candidatura local, que parece muito deslocada, com outras forças políticas de outras regiões, com forças políticas importantes”, diz.

Esse aspecto fica mais claro no apoio que João Doria declarou ao candidato tucano Orlando Morando, que disputa o segundo turno em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, cidade considerada o berço do Partido dos Trabalhadores. Em um discurso feito na cidade, Doria afirmou que a eleição do candidato do PSDB na cidade é fundamental para acabar com o ciclo do PT, assim como aconteceu em São Paulo.

Para o cientista político é difícil avaliar o impacto que este tipo de ação tem sobre o eleitorado sem ter acesso ao resultado de pesquisas qualitativas. Ele avalia que a transferência de voto, ainda mais entre candidatos de cidades diferentes é algo difícil, isso porque o eleitor consegue separar bem os candidatos e as cidades. Costa, entretanto, reconhece que a tática pode surtir efeito. “Não decide a campanha, mas acaba somando”, resume.

Assista ao vídeo de Greca com João Doria

Assista ao vídeo de Leprevost com o apresentador Ratinho

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]