• Carregando...
 | Reprodução/YouTube
| Foto: Reprodução/YouTube

A guerra eleitoral entre os dois principais candidatos à prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) e Rafael Greca (PMN), a respeito da “Batalha do Centro Cívico” segue criando polêmica.

Depois de o pedetista acusar o adversário de editar um vídeo para acusá-lo de falta de atitude diante dos mais de 200 feridos no dia 29 de abril de 2015, a campanha de Greca rebateu que não fez qualquer tipo de manipulação ou montagem.

Assista ao vídeo da campanha de Greca

Sem mandato atual e ‘afastado’ de Richa, Greca reduz rejeição em Curitiba

Leia a matéria completa

Num vídeo em que pede desculpas por “tomar o tempo” do eleitor para esclarecer o tema, a campanha de Greca mostra as imagens originais da campanha de Fruet e afirma ter apenas replicado de forma idêntica o trecho em que o pedetista, em entrevista à imprensa à época, diz: “nós estamos quanto no subsolo da prefeitura”. A legenda da polêmica inserção da campanha de Greca dizia: “nós estamos no subsolo da prefeitura”.

Leia mais notícias sobre as eleições de 2016

“Nós utilizamos esse trecho exato em nosso vídeo. Qualquer perito que analisar essa situação vai ver que ela não foi manipulada porque o trecho foi retirado exatamente como está no canal do candidato Gustavo Fruet. Verdade não se edita, ela acontece”, afirma o narrador do novo vídeo da campanha de Greca.

Greca doa para a própria campanha valor acima do seu patrimônio total declarado

Leia a matéria completa

De fato, é possível perceber que o trecho da entrevista de Fruet não foi editado. No entanto, houve uma clara descontextualização da fala do pedetista, permitindo que a campanha de Greca o acusasse de oportunismo para uso nas eleições.

Na já conhecida imagem em que fala com a rádio CBN por meio de um orelhão de dentro do prédio da prefeitura, Fruet afirma: “Toda atenção agora é o atendimento aos feridos. E tanto nessa parte que nós estamos quanto no subsolo da prefeitura se transformou numa enfermaria improvisada”.

O que fez a equipe de Greca foi retirar apenas o trecho “nós estamos quanto no subsolo da prefeitura” sem editá-lo. E, a partir do uso isolado da frase, acusar o adversário de ser oportunista e não ter atitude.

Campanha de Greca descontextualiza fala de Fruet

Vídeo da campanha do candidato do PMN tenta explicar edição de entrevista de prefeito durante ‘Batalha do Centro Cívico”.

+ VÍDEOS

Mea-culpa

No fim de semana, ao ser questionado por eleitores no Facebook, Greca afirmou que não houve edição da fala de Fruet.

Ney Leprevost faz queixa-crime contra instituto de pesquisa na Polícia Federal

Leia a matéria completa

Já na segunda-feira (19), o candidato do PMN afirmou durante a sabatina na Gazeta do Povo que não acompanha a edição dos vídeos de campanha e, por isso, não poderia afirmar se houve ou não truque de edição. “Não acompanhei isso porque estou na rua, não edito programa eleitoral. Não dá tempo. Vivo nos bairros, nas ruas, não dá tempo. Se aconteceu, me desculpem, mas a minha visão é que eu fui para o meio da praça [em 1988] e o prefeito ficou na prefeitura [em 2015]. Você diz que ele ficou socorrendo feridos. Bendito seja. Eu teria impedido [que houvesse] os feridos”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]